Mais quatro reforçam time do governo

Ao dar posse a quatro novos secretários, nesta quinta-feira (29/10), o governador Paulo Hartung criticou a burocracia do setor público e defendeu uma reforma do Estado, que permita os governantes a pagar bons salários a seus profissionais

“Aqui no Espírito Santo eu administro um orçamento bilionário, mas não posso pagar aos meus secretários o que eles merecem. Por isso, muitos trabalham aqui por amor ao Estado”, agradeceu Hartung, ao dar posse aos secretários de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli; de Gerenciamento de Projetos, Regis Mattos Teixeira; de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz Goggi; e da Casa Civil, José Antonio Pimentel.

Hartung também elogiou toda sua equipe de governo, ressaltando sempre o secretário Guilherme Dias, ligado ao PSDB, que o acompanha desde o início da primeira gestão, em 2003.

“O vento não é a favor. As leis são atrasadas, precisamos alterar as leis com uma reforma do Estado brasileiro”, defendeu Paulo Hartung.

Ao falar dos novos secretários, o governador elogiou ao todos e agradeceu pelo convite que aceitaram. Dedicou, porém, carinho a Marcelo Ferraz, que, segundo Hartung, o acompanha desde sua primeira experiência como administrador público, como prefeito de Vitória:

“Marcelo Ferraz já jogou em diversas posições. Ele me foi apresentado como líder portuário e assim foi trabalhar comigo na Prefeitura de Vitória”.

O governador garantiu que deixará o governo com dinheiro em caixa: “Eu casei com uma viúva e tive que cuidar dos filhos dela. Não quero isso para ninguém. Mas quem assumir o governo terá que fazer melhor do que nós. Não pode ser igual”, defendeu Hartung.

AGRADECIMENTO

Ex-direror da Escelsa, José Antonio Pimentel falou em nome dos demais novos secretários. Disse que sua missão à frente da Casa Civil será o de dar continuidade à política adotada por seu antecessor, Sérgio Aboudib, que foi para o Tribunal de Contas do Estado.

“Vou procurar atrair novos projetos para o Estado. O governador Hartung resgatou a auto estima do povo capixaba”, disse Pimentel.

FICHA

O economista Regis Mattos Teixeira, que era subsecretário de Estado de Planejamento, assumiu a Segep no lugar de Enio Bergoli. E o administrador José Antônio Almeida Pimentel, que foi diretor da Escelsa, assumiu a Casa Civil, anteriormente ocupada por Sergio Aboudib.

Marcelo Ferraz assumiu a Sedurb no lugar de Paulo Ruy Carnelli, que retornou à direção da Cesan.

Enio Bergoli é engenheiro agrônomo formado em 1984, pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e reside há quase 30 anos no Espírito Santo. É casado e tem dois filhos.

Pós-graduado em Administração Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), desde 1986 é servidor de carreira do Incaper, sendo presidente do órgão entre 2003 e 2008.

Autor e editor de livros, como: "Manual técnico para a cultura do café no estado do Espírito Santo", "Análise comparativa da competitividade econômica do eucalipto em relação às explorações tradicionais de café e pecuária no Estado do Espírito Santo" e "Parceria agrícola no Espírito Santo", em 2008 foi nomeado Conselheiro Titular do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).

Integrou várias missões técnicas nacionais e internacionais relacionadas ao planejamento e à administração rural, com destaque para países como França, Itália, Argentina, Uruguai, Bélgica, Chile, Costa Rica e Guatemala.

Em abril de 2008, Bergoli assumiu a Secretaria de Estado de Gerenciamento de Projetos, pasta responsável pelo monitoramento dos projetos prioritários do Governo do Espírito Santo, que prevê a aplicação de R$ 3,2 bilhões entre 2007 e 2010.

Marcelo Ferraz Goggi é advogado, formado pela Ufes e pós-graduado em Direito Público pela Escola Superior da Ordem dos Advogados do Espírito Santo (OAB-ES).

Foi secretario e subsecretário de Transportes e Infra-Estrutura Urbana da Prefeitura de Vitória e, entre os anos de 2001 e 2003 atuou como coordenador de Ações de Trânsito no Grupo Cepemar.

O atual secretário de Saneamento ingressou no Governo do Estado em 2003, acumulando inicialmente as funções de secretário de Transporte (na época, Secretaria de Desenvolvimento, Infra-Estrutura e Transportes-Sedit), de diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e diretor-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb).

Nesta última ficou até o ano de 2007, quando foi para o Detran, onde assumiu as direções Geral; Adjunta; de Habilitação e de Veículos e a direção Técnica do Departamento.

É presidente do Conselho Estadual de Trânsito e representante do Estado no Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Em 5 de outubro de 2009, assumiu a pasta da Sedurb.

Regis Mattos Teixeira é mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Exerceu a função de Controlador de Recursos Públicos e Coordenador de Planejamento e Gestão do Tribunal de Contas do Estado, no período de 1995 a 2002. Foi Coordenador de Planejamento da Auditoria Geral do Estado de 2003 a 2005, quando assumiu o cargo de gerente de Planejamento Estratégico do Governo do Estado. Desde 2007 é Subsecretário de Estado de Planejamento.

Nascido em São José do Calçado, em 1951, José Antônio Pimentel é administrador e tem extensa folha de serviços prestados à área pública capixaba. Começou sua vida profissional na Secretaria da Fazenda de Ecoporanga (1971 a 1975) e foi admitido como administrador da Escelsa em 1983, onde foi Diretor (1986/1987, 1992 /1993, 1994 /1995) Diretor de Administração e Suprimentos, Assistente da Presidência e Diretor na privatização (1995).

Pimentel também foi Assistente da Presidência da Empresa Energética de Mato Grosso do SUL S.A. – Enersul (1997 e 2008), assessor técnico do Ministério da Fazenda em Brasília (1987 a 1988), Chefe de Gabinete do vice-governador do Estado (1979 a 1982), deputado estadual (1984/1985 e 1993/1994), fundador do PFL Nacional (1985) e fundador do DEM (2007), partido do qual é vice-presidente.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger