Pesquisa mostrou aprovação do Pro-Pas

Pesquisa Nacional do Indicador de Medo, feita pela Fundação Getúlio Vargas, entre os dias 13 e 17 de novembro de 2002, concluiu que Vitória, naquela ocasião, foi considerada como a capital, dentre as nove pesquisadas, onde a população menos temia ser vítima de alguma espécie de crime.
Eram os últimos dias do Programa de Planejamento de Ações de Segurança Pública (Pro-Pas) e dos módulos de segurança. A pesquisa ouviu 4.430 pessoas em todo o Brasil.
Agora, sem o Pro-Pas, a situação se inverteu. De acordo com pesquisa encomendada pelo próprio governo do Estado, feita pelo Núcleo de Estudos Indiciários (NEI) vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a sensação de insegurança entre as pessoas pesquisadas na Grande Vitória é superior ao aumento da criminalidade. Esta pesquisa foi feita entre agosto de 2008 e janeiro de 2009.
“Por meio de uma coleta de dados com uma amostra tão significativa como a da pesquisa, percebemos que a sensação de insegurança da população é grande. Mesmo não tendo sido vítima de nenhuma ação criminosa nos últimos cinco anos, os entrevistados admitiram mudar de atitudes, por exemplo”, disse a coordenadora do NEI, professora doutora Márcia Rodrigues, segundo informa o site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, de 30 de outubro de 2009, quando a pesquisa foi divulgada.
Uma outra pesquisa, que não foi divulgada pelo governo do Estado, pois foi realizada para consumo interno, também aponta o que a população acha da segurança pública capixaba. O Blog do Elimar teve acesso à pesquisa completa. O material é do conhecimento apenas da cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), do governador Paulo Hartung e do seu vice, Ricardo Ferraço.
Foi uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de investigar, junto a representantes da população do Espírito Santo, “a percepção que os capixabas dispõem, atualmente, sobre o Estado e, principalmente, a avaliação que fazem sobre os serviços estaduais que lhes são oferecidos”.
O Blog do Elimar prefere manter a pesquisa em sigilo, pois ela foi recomendada com o objetivo do governo estadual corrigir os rumos da segurança pública e de outros setores, como saúde e educação. E a população apontou inúmeras falhas nos dois setores que mais devem preocupar as autoridades capixabas: a segurança e a saúde.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger