Reunião histórica na Polícia Militar apresenta projetos de modernidade e respeito ao cidadão

O Alto Comando da Polícia Militar do Espírito Santo realizou nesta quarta-feira, por cerca de três horas, uma reunião histórica, que contou com a presença de coronéis da ativa, do comandante-geral, coronel Oberacy Emmerich Júnior, e do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia.
Foi uma reunião de serviço que se transformou numa importante solenidade, em que foram apresentados os projetos estruturais do Plano Diretor de Logística. São projetos tecnológicos e de modernidade, que têm o objetivo de respeitar o cidadão e compromisso com a causa pública da segurança.
E foi também um encontro em que foram seladas as pazes e o apoio dado pelo Alto Comando ao novo secretário da Segurança Pública, André Garcia.
“A Guerra da Secessão na PM está encerrada. O que existe entre nós é a paz institucional. A bandeira não poderá mais será arreada”, definiu o coronel Julio Cezar Costa, diretor da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) e criador da Polícia Interativa e do Programa de Planejamento de Ações de Segurança Pública (Pro-Pas).
O comandante Emmerich também ressaltou o espírito de união, em seu discurso final. Ao entregar ao secretário André Garcia a medalha Vasco Fernandes Coutinho, a mais alta honraria concedida pela PM capixaba, Emmerich frisou que o novo secretário da Segurança Pública – que entrou no lugar do delegado federal Rodney Miranda – tem o total apoio do Alto Comando da PM.
Rodney Miranda deixou a Pasta em abril. No ano passado, ele entrou em atritos com toda a Polícia Militar depois de lançar o livro “Espírito Santo”, em que revela, segundo o ex-secretário, bastidores das investigações do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, morto a tiros em março de 2003.
No livro, o autor acusa oficiais da PM e policiais de prejudicarem as investigações, citando nomes fictícios. Em novembro de 2009, o Alto Comando da PM cortou relações institucionais com Rodney Miranda e chegou a pedir a exoneração do então secretário. Na reunião desta quarta-feira, ninguém da PM e nem o novo secretário da Segurança citaram o nome de Rodney Miranda em momento algum.
Em seu discurso de agradecimento ao comandante Emmerich e aos demais coronéis da PM, o secretário André Garcia também deu um tom de reconciliação:
“Eu sei da importância da Secretaria da Segurança e sei que ela vai se manter sempre na postura que lhe pertence. Mas digo uma coisa: eu não tenho nenhuma pretensão de criar uma quarta polícia. Quero sair no final do ano com o sentimento de dever cumprido”, disse André Garcia.
Coube ao coronel Julio Cezar, como chefe da DAL, abrir a reunião e falar sobre os projetos, junto com dirigentes de empresas contratadas para executar o que deseja a PM. A primeira notícia que ele deu ao comandante Emmerich foi sobre a abertura de uma licitação pública, com o apoio do Instituto Arquitetônico do Brasil, que vai contratar a empresa que elaborará o projeto da construção da nova sede administrativa da PM, na área onde hoje se encontra o Quartel do Comando Geral, em Maruípe. Também foi apresentado, pelo engenheiro de Sistemas da Polycom para a America Latina e Caribe, João Aguiar, o serviço de videoconferência que a PM vai implantar até setembro deste ano.
Trata-se de um sistema revolucionário, inédito em se tratando de Polícia Militar no Brasil, que ajudará a polícia capixaba a melhorar o combate a criminalidade. O sistema será instalado em 339 pontos da PM do Espírito Santo. Em outro artigo, abordaremos como funcionará a videoconferência da PM.
Foi apresentado o trabalho que já vem sendo feito pela equipe responsável pela instalação da Central de Documentação da PM. A Polícia Militar capixaba será a primeira do Brasil a colocar na internet, para consulta pública, todos os processos de compras feitas pela corporação.
Em outros artigos, mais informações sobre novos projetos apresentados pela DAL, inclusive a DAL Virtual, que permite compras feitas pela internet.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger