Sérgio Lucas do Nascimento é o novo presidente do Sindicato dos Delegados

Apontado como o delegado que conseguiu dar fim às principais quadrilhas de assalto a bancos do Estado, Sérgio Lucas do Nascimento acaba de tomar posse como novo presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Sindelpo).
“Doutor Serjão”, como é carinhosamente chamado pelos colegas, assume o lugar de Dirceo Leme Melo, a quem derrotou nas últimas eleições do Sindelpo. O vice-presidente de Sérgio Lucas é o delegado Custódio Castelani.
Na posse, ocorrida na sede da entidade, no bairro Bento Ferreira, em Vitória, na tarde desta terça-feira (08/06), Sérgio Lucas afirmou que a luta frente ao Sindicato é visando conseguir para os delegados de Polícia um salário justo e digno, além de garantias de prerrogativas.
“Não há razão para diferenças salariais tão gritantes; os requisitos de investiduras são os mesmos e complexidades das funções também”, afirmou o presidente do Sindelpo.
Sérgio Lucas entrou no serviço público estadual em 30 de agosto de 1979, como oficial administrativo na Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Foi aprovado em concurso público e nomeado detetive de Polícia Civil em 1982, sendo transposto para investigador de Polícia em 1985. Ele foi nomeado delegado de Polícia em 1991.
Sérgio Lucas tem uma vasta experiência, pois atuou em vários setores da Polícia Civil capixaba, como as Delegacias de São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Plantão de Vitória, Plantão de Vila Velha, Furtos e Roubos de Veículos.
Foi também primeiro delegado da DP de Roubo a Banco, quando da criação da Delegacia. Atuou ainda na DP de Roubo a Cargas e foi chefe da Divisão de Crimes contra o Patrimônio por três vezes; superintendente de Polícia Especializada por duas vezes e superintendente de Polícia Metropolitana e Diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Ele se aposentou em 2005.
Foi, principalmente, no comando da Divisão de Patrimônio que Sérgio Lucas formou um primeiro time de delegados e investigadores, capazes de, praticamente, acabar com a onda de assaltos a bancos que atingia o Espírito Santo entre os governos Albuíno Azeredo e Vitor Buaiz.
Naquela ocasião, o Estado registrava mais de 100 assaltos a banco por ano. Havia dias que bandidos assaltavam até três instituições bancárias num só dia. Aos poucos, porém, as equipes lideradas pelo delegado Sérgio Lucas desmantelaram quadrilhas, cujos líderes, em sua maioria, encontram-se presos até hoje.
Sérgio Lucas também presidiu a Associação de Delegados de Polícia Civil de 2007 a 2010 e assume agora o Sindelpo como presidente para o triênio 2010/2013.
Ele possui curso de tiro defensivo (Método Giraldi), Curso Superior de Polícia, dado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), MBA em Segurança Pública Privada e Corporativa (UVV 2008) e Análise de Risco Estratégico (Brasilianos- RJ, 2007).

Abaixo, a palavra do novo presidente do Sindelpo:

“Gostaria de agradecer pela presença de todos nesse momento bastante expressivo para todos nós. A todos os meus amigos, Delegados e Delegadas de polícia que com muito carinho recebemos hoje no nosso Sindicato, Aos amigos que não puderam estar aqui de corpo presente, mas que certamente estão de pensamento e coração, o meu muito obrigado.
Gostaria de agradecer ao DR. DIRCEO e colegas que ao longo dos anos participaram de diretorias deste Sindicato ,pelas conquistas alcançadas.
Desde que ingressei na polícia civil há quase 30 anos como DETETIVE de POLÍCIA, que vejo uma instituição defendendo a sociedade e lutando para ser reconhecida como tal,ter suas prerrogativas reconhecidas, condições de trabalho e acima de tudo remuneração justa e digna,
E passaram governantes e governos que acabavam corroborando com essa luta, minando o desejo por mudanças, enfraquecendo nossas esperanças, desestimulando a busca pelo fazer diferente. Mas o movimento e a busca pelo resgate da nossa dignidade deixaram ainda mais acesa a chama da união, da vontade de lutar por dias melhores.
A eleição rompeu paradigmas, trazendo a nova diretoria composta por representantes de todas as categorias, formando com certeza um novo SINDELPO.

Agora chegou o momento de juntos enfrentarmos os desafios que são muitos e romper com a desesperança do passado.
Temos que resgatar nossa dignidade e termos reconhecido nosso valor, recebendo salários que possam satisfazer minimamente nossas necessidades, para que tenhamos a necessária e indispensável tranqüilidade para prestar ao cidadão, serviço público de qualidade... Afinal, é ele o nosso verdadeiro e sempre patrão.

É preciso de mostrar para toda a sociedade a relevância do nosso trabalho e a importância da sua participação efetiva na justa reivindicação por segurança.
É necessário juntar munição para a luta, de se cumprir o papel por nós assumido com coragem, visando sempre o atendimento e o merecido respeito a nossa sociedade.
É tempo de esquecer as promessas, cumpridas ou não, e de estabelecer o diálogo franco, aberto, transparente e verdadeiro, onde sejamos ouvidos e saibamos ouvir, desarmados de rancores.


Precisamos sepultar o passado, voltando os olhos para um novo futuro, onde, mesmo chegando devagar, chegaremos todos juntos.
Reafirmamos nossas propostas de campanha, de lutar por um salário digno, de valorizar nossos veteranos aposentados e de apoiar incondicionalmente a Comissão de Prerrogativas e ética.

É o momento de somar esforços... A ADEPOL – ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ES. e SINDELPO – SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ES. devem estreitar cada vez mais os laços de amizade, cooperação e compromisso com a classe, já que temos os mesmos objetivos, respeitando sempre, as atribuições de cada uma dessas entidades e colocando acima de qualquer vaidade pessoal, o interesse daqueles que representamos.
É hora de termos novas ações, pois quem tem sempre as mesmas atitudes, terá sempre as mesmas respostas....


Que Deus nos proteja e nos guarde. Muito obrigado.
SERGIO DO NASCIMENTO LUCAS.
PRESIDENTE DO SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger