Hartung é aprovado por 81% da população, mas segurança pública ganha o título de pior setor do governo, diz Ibope

Deita sobre a mesa do governador Paulo Hartung, de seus secretários e principais assessores a pesquisa realizada por um dos mais importantes institutos do País, o Ibope, a pedido da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes).
A pesquisa avalia o desempenho do governo em diversas áreas e ainda mostra as intenções de votos dos eleitores para o pleito de 3 de outubro – escolha de governador e senadores. Este último item da pesquisa foi divulgado pela imprensa esta semana.
Realizada de 22 a 25 de julho deste ano e ouvindo 812 pessoas, a pesquisa revela avanços do governo Paulo Hartung em várias áreas, mas mostra que o calcanhar de Aquiles da atual administração – que já vai para oito anos – é a segurança pública.
Para 37% dos entrevistados, a segurança pública no Estado piorou nos últimos quatro anos, quando a pergunta foi “Percepção sobre aspectos específicos do Espírito Santo nos últimos quatro anos”.
Quando a questão é “Avaliação do governo em diferentes segmentos”, a resposta é assustadora: 49% dos pesquisados avaliam a segurança pública como ruim ou péssima.
O Blog do Elimar teve acesso. O Ibope ouviu pessoas acima de 16 anos e registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 10613/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 20616/2010.
Pelo menos 71% dos entrevistados entendem como favoráveis a percepção dos capixabas em relação às notícias veiculadas na mídia sobre o governo Paulo Hartung. Em relação à avaliação da administração de Hartung, 68% dos entrevistados consideram como ótima ou boa; 22% apontam como regular; e somente 7% consideram ruim ou péssima.
O governador foi aprovado por 81% dos pesquisados e desaprovado por 13%. Do total de pessoas entrevistadas, 72% confiam em Paulo Hartung; e 19% não confiam.
Dentro do item “Percepção sobre os aspectos específicos do Espírito Santos nos últimos quatro anos”, 58% dizem que o crescimento econômico melhorou; 30% afirmam que está igual; e apenas 6% dizem que piorou. A geração de emprego, para 54%, melhorou; e 12% dizem que piorou.
Para 46% das pessoas ouvidas pelo Ibope, a administração do Estado melhorou; contra 8% dos que responderam que piorou. A educação e os programas sociais melhoraram para 39% e 35%, respectivamente; contra 19% e11% que responderam que pioraram.
Outra dor de cabeça para Paulo Hartung está na saúde pública. Dos entrevistados, 26% disseram que melhorou; 37% revelaram que está igual; e 37% afirmaram que piorou.
Quanto à segurança pública – a praia deste blog –, 24% dos entrevistados afirmam que melhorou nos últimos quatro anos; 38% dizem que está igual; e 37% informam que piorou.
O curioso é que, embora o governador Paulo Hartung tenha abraçado a bandeira do combate à corrupção desde o primeiro dia de seu governo, em janeiro de 2003, 20% têm a percepção que melhorou; 38% afirmam estar igual: e 33% revelam que piorou o combate nos últimos quatro anos.
Quando o Ibope coloca o item “Avaliação do governo em diferentes segmentos” – das camadas ricas até as mais pobres –, a segurança pública é a lanterna. Ou seja, pior avaliada. Segundo o Ibope, 20% entendem como boa ou ótima; 31% como regular; e 49% como ruim ou péssima.
A educação é a melhor avaliada, com 40% dos entrevistados achando ótima ou boa; 36% regular; e 24% entendendo como ruim ou péssima. O meio ambiente vem em segundo lugar com 34% dos pesquisados achando ótimo ou boa; 36% regular; e 26% ruim ou péssima.
A saúde pública, que está sempre disputando com a segurança os piores índices, é apontada por 26% dos entrevistados como boa ou ótima; 30% regular; e 45% como ruim ou péssima.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger