FBI ajuda shopping centers paulistas a evitarem assaltos

O jornal Folha de São Paulo informa em sua edição desta terça-feira (29/09) que a Associação dos Shopping Centers do Brasil traz dos Estados Unidos especialistas em crimes contra o varejo, entre eles um agente do FBI, a polícia federal americana.

Essa ação preventiva acontece por conta da onda de roubos a joalherias e lojas de artigos de luxo de São Paulo. O Espírito Santo também tem sido alvo da ação desse tipo de quadrilha.
Jim Burger, também consultor da "National Retail Federation", uma espécie de federação do comércio americano, discutirá segurança pública com lojistas, donos de shopping e com a cúpula da polícia, segundo a Folha de São Paulo.

Ele foi convidado para mostrar como funciona a integração entre o setor varejista e o Departamento de Investigações do FBI. Uma empresa israelense de segurança especialista em artilharia também participa do evento.

Na plateia, donos de empresas de segurança privada, o chefe da Delegacia de Repressão a Roubos de Joias do Deic (departamento que investiga o crime organizado em São Paulo), delegado José Antônio do Nascimento, e o secretário adjunto da Segurança Pública de São Paulo, Arnaldo Hossepian Júnior, vão ouvi-lo.

Também falarão aos empresários de shopping a vice-presidente sênior da badalada e cara loja de departamento de Nova Iorque Saks Fifth Avenue, Rosamaria Sostilio.

Ela e outro vice-presidente da Saks, Tony Caccioppoli, mostrarão como a arquitetura contribui para diminuir a incidência de roubos nas lojas de luxo, "nova realidade no mercado nacional", diz a associação dos shoppings.

Só neste ano já são 14 os assaltos a shoppings de São Paulo, entre eles o roubo à joalheria Tiffany e à relojoaria Rolex, do Cidade Jardim, e à loja de artigos de luxo Montblanc no Higienópolis, conforme lembra reportagem da Folha de São Paulo.

"As facilidades vão diminuir e os controles vão ficar cada vez mais fortes. A bandidagem vai procurar outro tipo de coisa para assaltar. Depois dessa discussão, os shopping centers ficarão mais seguros", afirma Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).
No Espírito Santo, dois homens invadiram o Shopping Vitória, na noite de 5 de setembro, e assaltaram uma joalheria. Houve tumulto e um dos suspeitos foi preso. Os bandidos seriam do Rio de Janeiro.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger