Guardas municipais de Vitória vão permanecer armados

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, João José Barbosa Sana, garantiu com exclusividade ao Blog do Elimar que os agentes comunitários da Guarda Municipal vão continuar trabalhando armados. A garantia foi dada durante seminário realizado sobre Polícia Interativa, em Vila Velha,

Recentemente, quando agentes municipais se envolveram em uma ocorrência em que um suspeito de furto foi morto com um tiro – disparado por um dos agentes municipais, em Goiabeiras –, a Prefeitura de Vitória admitiu rever o uso da arma. A Polícia Civil concluiu que os agentes teriam sido imprudentes e um deles atirou no rapaz mesmo o suspeito estando desarmado. Quatro servidores estão presos.

Para o secretário João José Sana, o uso das armas tem que ser avaliado, mas com novos e melhores treinamentos para os agentes.


“Nossos agentes comunitários (guardas municipais) vão continuar trabalhando armados. Todo o efetivo da guarda tem refletido sobre o assunto (a morte de um suspeito de furto por parte de um guarda municipal). O que já está acontecendo é que os agentes vão ter seu treinamento melhorado. Também estão sendo orientados sobre o uso da arma; sobre qual é o momento que a arma deve ser usada. O que não pode é um agente usar a arma aleatoriamente. Por isso, nossos treinamentos são constantes”, afirmou o secretário.

“É importante os agentes serem treinados para atuar com arma e ser arma”, destacou.

Já os agentes de trânsito, segundo João José Sana, permanecerão trabalhando sem arma. Os agentes de trânsito reivindicam o uso da arma.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger