Viaturas da PMES integradas ao Policiamento Eletrônico

As 600 viaturas da Polícia Militar que atuam na Grande Vitória vão ganhar câmeras para filmar, gravar e ter a atuação policial nas ruas da Grande Vitória acompanhada tempo real. Esse sistema faz parte do Policiamento Eletrônico, que em breve chegará aos 78 municípios do Espírito Santo.

Em caráter experimental, uma radiopatrulha da Rotam já anda pelas ruas da capital equipada com quatro câmeras – três fixas e uma móvel.
Cada viatura vai contar também com um moderno sistema de informática que possibilitará aos policiais terem acesso imediato à ficha de uma pessoa suspeita abordada na rua e ao mapa do crime de todas as regiões da Grande Vitória.

O capitão Marcos dos Santos, do setor de Gestão de Frota e Informática da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da PMES, o principal objetivo do Policiamento Eletrônico Móvel é dar maior segurança à população e atender com maior rapidez e eficiência ocorrências policiais.

Esse modelo de policiamento faz parte de um projeto maior, que é o Policiamento Eletrônico da PM, criado pela DAL e que vai ser implantado em todo o Estado, segundo informa o diretor da DAL,coronel Julio Cezar Costa.

Os computadores instalados nas viaturas mostrarão aos policiais o mapa do crime em tempo real, conforme explica o capitão Marcos:

“Quando uma viatura estiver passando por um determinado bairro, o policial será informado pelo sistema se naquela rua ocorreu algum tipo de crime, como homicídio, tiroteio, tráfico de drogas, roubos, etc.”

Ao tomar conhecimento da informação, o policial ficará mais atento ao passar pela rua apontada pelo mapa do crime e saberá como agir, de forma preventiva a evitar outros delitos.

O trabalho dos policiais será acompanhado em tempo real pelas unidades militares. O sistema vai gravar e filmar todas as ocorrências policiais, inclusive os diálogos que os policiais travarem com as pessoas durante abordagem. As filmagens servirão para ajudar a Justiça no futuro, caso alguma abordagem policial seja questionada pelos cidadãos.

No link http://www.pm.es.gov.br/download/dal_pem.pdf
o leitor poderá ter acesso a imagens sobre como funciona o Policiamento Eletrônico Móvel.

No dia 14 de junho deste ano,o Blog do Elimar já havia informado, em primeiro mão, como o Policiamento Eletrônico irá funcionar em conjunto com outra inovação promovida pela DAL da PMES,q eu é o videoconferência. Segundo informou na ocasião o chefe da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da PM capixaba, coronel Julio Cezar Costa, o sistema de videoconferência e o Policiamento Eletrônico (sistema de videomonitoramento estritamente policial) utilizam tecnologias convergentes.

A interoperabilidade entre os sistemas permitirá que, imagens captadas por uma câmera no Centro de Vitória, por exemplo, sejam vistas e analisadas simultaneamente pelo Comando Geral da PM, pelo comandante do 1º Batalhão da PM ou por um grupo de estudos para gerenciamento de crises que estiver na sala de tele-presença do QCG.

Além da possibilidade de assistirem a determinada ocorrência, a tecnologia permitirá que eles se comuniquem visualmente e troquem informações em tempo real durante a crise - informações estas que podem ser determinantes para o desfecho desejável da ocorrência.

“Temos então uma nova realidade de policiamento interativo no Espírito Santo, pois serão instaladas câmeras em pontos estratégicos dos diversos municípios capixabas. Estas câmeras serão monitoradas por policiais militares nos centros de Policiamento Eletrônico. Cada centro de Policiamento Eletrônico terá toda uma estrutura policial militar que possibilite a intervenção em ocorrências antes mesmo de elas ocorrerem. O cidadão, ao olhar para uma câmera na rua, saberá que por trás dela há não só um policial bem preparado zelando por sua segurança, mas também uma estrutura organizada e pronta para atendê-lo em qualquer situação”, disse o coronel Julio Cezar.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger