Novos concursos na PM, Corpo de Bombeiros e na Polícia Civil do Espírito Santo

Conforme o Blog do Elimar postou na manhã desta quinta-feira (28/10), o governo do Estado anunciou novo concurso para a contratação de mais mil policiais militares. O edital será publicado até o início de 2011.

O governador Paulo Hartung também anunciou a divulgação do edital para a contratação de 207 policiais civis, entre delegados, escrivães e peritos. Para o Corpo de Bombeiros serão abertas 208 vagas, cujo edital vai sair até dezembro.

O governador ressaltou que o Governo do Estado vem investindo na reestruturação das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

“Além de investir na recomposição dos quadros das forças policiais, estamos fazendo investimentos em infraestrutura e capacitação e melhorando as condições de trabalho dos profissionais que atuam na segurança pública e defesa social. Promovemos uma ampliação histórica nos quadros da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar”, disse Hartung.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia, as novas contratações seguem uma das vertentes do Plano Estadual de Segurança Pública, que prevê a recomposição do efetivo das polícias.

“Esses concursos são de extrema importância para o combate à criminalidade, uma vez que significa aumento no efetivo das corporações e melhor estrutura das polícias”, frisou Garcia.

Para concorrer ao cargo de soldado PM é preciso possuir nível médio completo e ter entre 18 e 28 anos. A oportunidade é para ambos os sexos. Além da remuneração, os policiais recebem benefícios como assistência médico-dentária – dado pelo Hospital da Polícia Militar – e auxílio-transporte.

Também existe um plano de carreira, baseado no tempo de serviço do soldado, permitindo que, após cinco anos, por meio de concurso interno de merecimento, ele concorra à patente de cabo.

A realização do novo concurso é mais uma vitória para o comandante geral da PM, coronel Oberacy Emmerich Júnior:

"Desde 2003, ingressaram na Corporação mais de 3 mil policias. Este benefício não é somente para a instituição mas, principalmente, para a sociedade, que poderá contar com reforço nas ações de patrulhamentos. Vamos realizar uma seleção com qualidade para termos bons profissionais nos quadros da Corporação", disse Emmerich.

O processo seletivo consistirá em nove etapas: prova objetiva e de redação; avaliação psicossomática; apresentação dos candidatos e documentação; exame social; exame de saúde (que, entre outros, inclui exame toxicológico); teste de avaliação física; avaliação final; entrega de documentação; e resultado final, apresentação e matrícula.

Para a Polícia Civil serão oferecidas 207 vagas – cujo concurso já havia sido anunciado há alguns meses pelo governo do Estado. Serão 60 vagas para Escrivão, 39 para Delegado, 23 para auxiliar de perícia médico legal, 15 vagas para fotógrafo criminal, 20 para perito criminal, seis para perito criminal especial, duas vagas para perito de telecomunicações, duas para médico legista e 40 para perito papiloscópico.

Segundo site do governo do Estado, o chefe da Polícia Civil, delegado Júlio César de Oliveira, afirmou que essas contratações significam melhor estrutura da instituição para realizar a investigação criminal.
“O ingresso de novos policiais representa um combate ao crime mais efetivo, com as unidades melhor estruturadas”, disse o delegado.

Atualmente, já existe em andamento um processo de concurso para a contratação de mil soldados na PM. O processo sofreu um atraso porque as mulheres candidatas ganharam o direito de fazer teste físico diferenciado dos homens.

É provável que a turma comece a estudar no CFA somente em maio de 2011. Isso significa que a turma só deverá se formar em fevereiro de 2012, já que o curso de soldado PM dura nove meses. Somente após a formação dessa turma, portanto, é que os outros mil alunos, que participarem do processo de seleção anunciado nesta quinta-feira pelo governo capixaba, poderão iniciar suas aulas.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger