Modelo interativo da PMES vence Prêmio Inoves de 2010

O programa denominado de Rede de Promoção de Ambientes Seguros (Repas), adotado na área do 10º Batalhão da Polícia Militar, em Guarapari, acaba de ganhar mais um prêmio. A Repas é o primeiro colocado da premiação categoria Participação e Controle Social, dado pelo Inoves (Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo).

A Repas é composta por várias entidades governamentais e não governamentais, idealizadas a partir do Projeto "Batalhão Participativo" do 10º BPM, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania de Guarapari e o Amocentro (Associação de Moradores do Centro de Guarapari), após detectarem inúmeras demandas na área social do município e a necessidades de ações conjuntas para a solução dos problemas.

Seus integrantes vêm se reunindo de 15 em 15 dias, todas as quinta-feiras, na Câmara Municipal de Guarapari, para tratar de assuntos relacionados à segurança no município, com a participação de vários órgãos e secretarias da Prefeitura, entidades, conselhos, associações, Polícias Militar e Civil, Ministério Público Estadual e Juizado da Infância e Juventude.

Uma das finalidades da Repas é detectar problemas no município, apresentar diagnósticos de prevenção, apresentar demandas e possíveis soluções, promovendo diversas ações em conjunto para a melhoria da segurança de Guarapari, com o intuito de obter resultados imediatos ou de médio e longo prazo.

Também visa elaborar conjunto de programas e projetos, se necessário através da criação de leis que visam resolver os problemas detectados, objetivando a proteção social e o bem estar comum.

As principais demandas dos integrantes da Repas são moradores de rua, menores infratores, prostituição infantil, tráfico e uso de drogas, homicídios, limpeza e poda de árvores, iluminação pública, trânsito, fiscalização de bares, casas de shows, terrenos abandonados.

Pelo menos 211 projetos, realizados por seridores púbicos estaduais, se inscreveram para dispurar o Inovs. Deste total, 114 trabalhos foram para a semifinal. As equipes vencedoras receberão, além do Troféu Inoves, produto ou serviço no valor de R$ 10 mil destinado à utilização no projeto.

Os projetos selecionados concorreram em oito categorias do Prêmio Inoves: Desburocratização, Uso Eficiente dos Recursos Públicos, Valorização do Servidor, Atendimento ao Cidadão, Resultados para a Sociedade, Inclusão Social, Participação de Controle Social e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

A idéia a criação da Repas é do major Jailson Miranda, que hoje é o gerente de Integração Comunitária da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e coordenador Estadual de Polícia Interativa.

Feliz com a nova conquista – Miranda e sua equipe já haviam ganhado uma premiação nacional, em Brasília, com o mesmo projeto -, o major disse que a Repas foi criada com base na teoria das Janelas Quebradas e na metodologia da Polícia Interativa, idealizada e criada no anos 80 pelo então tenente Julio Cezar Costa- hoje coronel -, em Guaçuí.

Major Miranda faz questão de ressaltar que a vitória da Repas se deve, principalmente, às comunidades de Guarapari e os órgãos públicos envolvidos no programa.

“Estamos mesmo muito felizes com essa conquista”, disse o presidente da Associação de Moradores do Centro de Guarapari, Themisocles Santana Ribeiro Neto.

Presidente da Associação de Moradores da Região Norte de Guarapari, Arakén do Carmo Júnior parabeniza o major Miranda e toda a equipe que ajudou o oficial a criar a Repas:

“Quero parabenizar o major por este projeto que é a Repas, um trabalho inovador, exclusivo e genial no seu formato. Tenho certeza que o projeto vai se espalhar por todos os lados, devido a sua simplicidade, e por ser extremamente eficiente”, diz Arakén, que acrescentou:

“Parabéns ao major. Tenho orgulho de fazer parte deste seu projeto. Sua (Miranda) capacidade para colocá-lo em movimento com resultados, foi genial. Sua capacidade de organizar grupos, motivar pessoas e buscar resultados é muito grande. Agora, depois que a Repas nasceu e ganhou prêmios, vai ser como um filho que ganha o mundo. E você (major Miranda ) sempre será o pai da Repas. Parabéns!”
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger