Desembargador que comandou investigação contra o crime organizado vai ser o novo secretário da Segurança

O desembargador federal Henrique Herkenhoff vai ser o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) na gestão do governador eleito Renato Casagrande (PSB).

Habilidoso e legalista, Henrique Herkenhoff, que hoje atua no Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, já comandou a Procurador Regional da República no Espírito Santo.

Ele é capixaba, nascido em Cachoeiro de Itapemirim. Sua atuação como membro do Ministério Público Federal se deu na maior parte do tempo no Espírito Santo. Portanto, não é um ‘’estrangeiro’’ que vem de fora para dirigir a segurança pública capixaba, um dos setores mais crítico da atual administração.

Henrique Herkenhoff atuou com firmeza e bravura durante a ‘‘intervenção branca’’ do governo federal na segurança pública do Espírito Santo, no último ano do governo de José Ignácio Ferreira.

Nesse período, ele agiu com serenidade durante as investigações realizadas pelo grupo de elite da Polícia Federal no Espírito Santo, que mandou para a cadeia vários acusados de cometer crimes contra a ordem financeira e de lesar os cofres públicos.

Foi nesse período, dentro da atuação da missão especial, que a Polícia Federal conseguiu prender o até então todo poderoso da política capixaba, o ex-deputado estadual José Carlos Gratz.

Sempre ao lado dos juízes Alexandre Martins de Castro Filho – que em 2003 acabou sendo assassinado a mando do crime organizado capixaba – e Carlos Eduardo Ribeiro, Henrique Herkenhoff comandou investigações que foram responsáveis também pela prisão de vários empresários e donos de empresas de factory.

O hoje desembargador federal Henrique Herkenhoff foi um dos responsáveis pela desarticulação de setores importantes do crime organizado capixaba ainda em 2002.

É, portanto, um nome de peso dentro da futura cúpula da segurança pública. Tem comando, prestígio e competência para mudar tudo o que está de errado no setor.

O anúncio do nome do desembargador federal Henrique Herkenhoff para assumir a Sesp foi feita na tarde desta quarta-feira (01/11) pelo governador eleito, o senador Renato Casagrande.

Na mesma oportunidade, Casagrande explicou que o atual secretário de estado da Justiça e Cidadania, Ângelo Roncalli, assumirá nova Secretaria do Sistema Penitenciário e Medidas Socioeducativas. Já André Garcia, atual secretário de Segurança, comandará a Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas.


Casagrande informou que uma quarta secretaria vai atuar em conjunto com as outras três que formam o bloco da segurança. Vai ser a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a antiga Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho.

A Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas servirá como elo entre as demais pastas ligadas á área de segurança e vai ter ligação direta com o gabinete do governador.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger