Comandante da PM entrega 30 novas motocicletas para ‘‘Territórios de Paz’’

O novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, está demonstrando sensibilidade com um dos projetos mais importantes da área de segurança pública implantado no governo passado, com a ajuda de recursos financeiros da União: o ‘‘Territórios de Paz’’, que trouxe de volta às ruas da Grande Vitória a Polícia Interativa.

Um exemplo dessa sensibilidade é que nesta segunda-feira (17/01) o comandante Anselmo vai entregar 30 motocicletas aos coordenadores do projeto para reforçar as ações de policiamento preventivo. A entrega dos novos veículos será às 15 horas, no Quartel do Comando Geral, em Maruípe.

O projeto merece. Afinal, em menos de um ano de implantação o “Territórios de Paz” já apresenta resultados bastante satisfatórios na diminuição de ocorrências criminosas. Em alguns bairros, por exemplo, foi registrada uma redução de quase 80% no número de homicídios, conforme o Blog do Elimar já havia informado, em primeira mão, em postagem no dia 20 e dezembro de 2010.

O projeto “Territórios de Paz”, fundamentado na filosofia de policiamento interativo, começou a ser desenvolvido no início de 2010 e envolve parcerias com o Ministério da Justiça, prefeituras municipais, órgãos e instituições públicas, além das comunidades e representantes da sociedade civil organizada.

Na região da Grande Vila Betânia, em Viana, desde a implantação efetiva do projeto, ocorrida em 15 de maio de 2010, até o final de dezembro, foi registrada uma queda de 79% no número de homicídios em comparação com o mesmo período de 2009. Foi registrada, ainda, redução de 46% nas ocorrências de tentativa de homicídio, além da diminuição dos registros de roubos e de furtos a pessoas em vias públicas.

Na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, houve redução de 27% nas ocorrências de homicídios, enquanto que nos bairros Nova Rosa da Penha I e II, no município de Cariacica, a diminuição foi de 40%.

Nas outras regiões atendidas pelo “Território de Paz” também houve redução da violência. Na Grande São Pedro, em Vitória, o número de homicídios teve uma redução de 27%, enquanto que a região que compreende os bairros Feu Rosa e Vila Nova de Colares, no município de Serra, a queda foi de 18%.

Na avaliação do comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, o projeto está de acordo com o pensamento do comando geral e do governo do Estado, no sentido de promover a integração necessária à desconstrução da cultura da violência e do medo, conforme informa o site da PMES.

Durante esta primeira fase, foi escolhida uma região em cada município da Grande Vitória para desenvolvimento dos ‘Territórios de Paz’. As regiões escolhidas foram aquelas que apresentavam altos índices de violência.

De acordo com o coordenador estadual de Polícia Interativa, tenente-coronel Jailson Miranda, o modelo de policiamento interativo adotado nos Territórios de Paz foi de vital importância para o sucesso do projeto.

“O policial comunitário/interativo trabalha todos os dias no mesmo bairro e por isso passa a conhecer a realidade local. Ele participa de reuniões comunitárias e tem sua legitimidade reconhecida pelos moradores. Isso permite diagnósticos mais precisos de situações de risco e facilita a adoção de ações preventivas”, disse Miranda em entrevista ao site da PMES.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger