Confirmada notícia do Blog do Elimar: Joel Lyrio é o novo chefe de Polícia Civil

O delegado Joel Lyrio Júnior é o novo chefe de Polícia Civil do Espírito Santo, conforme o Blog do Elimar antecipou em postagem do dia 25 de novembro de 2010.

O nome de Joel Lyrio, que exerce o cargo de secretário de Defesa Social da Prefeitura da Serra, foi confirmado nesta terça-feira (11/01) pelo governador Renato Casagrande (PSB), que escolheu também o novo corregedor geral da Polícia Civil – delegado Emerson Gonçalves da Rocha – e a nova diretora da Academia de Polícia (Acadepol), que vai ser a delegada Fabiana Maioral.

Joel Lyrio vai assumir o lugar do delegado Júlio César de Oliveira. Lyrio, Fabiana Maioral e Emerson da Rocha assumirão suas novas funções no início de fevereiro.

Foi muito bem acertada a escolha de Joel Lyrio Júnior para chefe de Polícia Civil. O pai de Lyrio também foi um excelente delegado de Polícia Civil. O filho, com certeza, herdou do pai o carisma e o amor pela profissão de policial.

Joel Lyrio é um profissional que fez carreira brilhante na Polícia Civil e é querido e respeitado pela categoria. Tem trânsito livre em todos os segmentos da sociedade, pois já atuou como uma espécie de relações públicas da instituição.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Espírito Santo (Sindelpo), Sérgio do Nascimento Lucas, elogiou a escolha dos três nomes para o comando da Polícia Civil.

Segundo ele, o novo chefe da instituição, Joel Lyrio, está realizando um excelente trabalho como secretário de Defesa Social da Serra, já demonstrou ser um ótimo gestor da área de segurança pública e é um administrador competente.

Sobre Emerson da Rocha, Sérgio Lucas lembrou se tratar de um profissional com experiência administrativa em vários setores da instituição, ‘‘pois já exerceu com dignidade e competência os cargos de chefe de Polícia, corregedor geral da PC e subsecretário da Segurança Pública Estadual’’.

O presidente do Sindelpo enalteceu também o trabalho da delegada Fabiana Maioral na Subsecretária de Estado da Segurança Pública nos últimos anos.

‘‘Sem dúvida, a vasta experiência adquirida pela doutora Fabiana na Sesp vai contribuir em muito para a formação de nossos policiais com ela na direção da Acadepol’’, disse Sérgio Lucas.

Abaixo, o currículo dos novos chefes da Polícia Civil, segundo a assessoria de imprensa do governo do estado:

Joel Lyrio Júnior - Chefe de Polícia Civil

Joel Lyrio é delegado de Polícia formado pela Academia de Polícia de São Paulo. Tem pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Civil e Especialização em excelência na Gestão Pública e em Segurança Pública. Foi delegado de Crimes contra o Patrimônio de Guarapari, de Crimes Fazendários, delegado-chefe do Departamento de Polícia Judiciária da Serra, Assessor-Técnico da chefia de Polícia Civil, chefe de gabinete da Chefia de Polícia Civil, superintendente de Polícia Especializada da PC, chefe do Departamento de Administração Geral da PC, superintendente de Polícia Prisional e superintendente da Polícia Civil.

Emerson Gonçalves da Rocha - Corregedor-geral da Polícia Civil

Natural de Barra de São Francisco, tem 58 anos, é casado e pai de dois filhos. É delegado de Polícia Classe Especial, exercendo atualmente a função de Superintendente de Policia Metropolitana. Professor de Direito Constitucional, foi corregedor geral, chefe da Polícia Civil e Subsecretário de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo. Já atuou na Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial; na Delegacia Especializada de Segurança Pessoal; na Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor; na Delegacia Especializada de Armas e Munições; na Delegacia Especializada de Crimes Fazendários; e na Delegacia da Divisão de Crimes Contra Fazenda. Também foi chefe do Departamento de Administração Geral da Polícia Civil; dos Departamentos de Polícia Judiciária de Vitória, Vila Velha, Viana, Serra e Cariacica, entre outras funções. Quando o Espírito Santo recebeu a visita de João Paulo II, foi ele quem planejou e coordenou a segurança do evento.

Fabiana Maioral - Diretora da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol)

Fabiana Maioral, 44 anos, é delegada da Polícia Civil do Espírito Santo desde 1992 e pós-graduada em Segurança Pública. Foi subsecretária de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e Coordenadora do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção. Como delegada trabalhou nas cidades de Atílio Vivacqua, Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim e Domingos Martins. Quando transferida para Vitória trabalhou na Delegacia de Defesa do Consumidor; Delegacia de Combate aos Crimes Fazendários; Delegacia de Proteção ao Turista; Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa e Divisão de Crimes Contra a Fazenda.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger