PM tem mais duas ferramentas para combater a criminalidade: uma está parada e a outra entra em operação em 30 dias

O novo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, poderá contar, por intermédio da Polícia Militar, de duas importantes ferramentas para enfrentar a criminalidade.

Uma delas já se encontra instalada nos gabinetes dos coronéis do Alto Comando da PM e dos oficiais que comandam demais unidades, como batalhões. Trata-se do Sistema Policial de Videoconferência (SPVC).

A outra ferramenta é o Policiamento Eletrônico Móvel, que entra em operação definitivamente dentro de 30 dias, depois da chegada de 22 novas viaturas onde equipamentos que mostram uma ação policial em tempo real serão instalados.

A videoconferência deveria já estar sendo usada a todo vapor pelos comandantes de unidades militares, mas “a falta de cultura”, segundo pondera um oficial da corporação, deixa o sistema parado na maior parte do tempo.

A chegada oficial da videoconferência se deu em 23 de outubro de 2010, quando começaram os testes. Depois, terminais foram instalados em vários outros locais.

O sistema chega em boa hora, no momento em que o novo governador do Estado, Renato Casagrande, baixou decreto determinando às secretarias de Estado a reduzir gastos, principalmente com diárias e horas-extras.

O Sistema Policial de Videoconferência, que já foi pago pela PM e custou menos de R$ 1 milhão, é um sistema tecnológico de comunicação audiovisual que tem por objetivo interligar todos os Comandos, Diretorias, Unidades e Subunidades Independentes da PMES, otimizando a comunicação interna e externa da corporação, trazendo modernidade, economia de meios e recursos, e ainda mais transparência, além de possibilitar em breve o acompanhamento remoto das atividades policiais de rua.

Pelo seu projeto, a videoconferência trará dinamização da estrutura administrativa da PM, tornando-a mais efetiva. Na ocasião do lançamento do sistema, o Alto Comando da PM garantiu que, além de contribuir para o aumento na velocidade das tomadas de decisões e melhoria do fluxo de informação, a viodeoconferência trará diversos benefícios diretos e indiretos para a Corporação, como a economia de tempo na realização de reuniões, fóruns, debates, discussões em grupos, instruções, aulas e preleções, evitando-se deslocamentos; diminuição de recursos públicos, devido à redução dos gastos com passagens, diárias, combustíveis, desgastes de viaturas.

Mas não é isso que se vê, por enquanto. A maioria dos oficiais mantém, segundo fontes do Comando Geral da PM, seus aparelhos desligados.

“O interessante é que o governador (Renato Casagrande) baixou decreto mandando cortar gastos. A PMES tem instrumento para economizar gastos, mas, infelizmente, não está utilizando devidamente essa ferramenta (videoconferência)”, lamentou um oficial.

Quanto ao Policiamento Eletrônico, em um mês o projeto já estará funcionando na prática. Dentro de 15 dias, a PM receberá 22 veículos do tipo Rave 4. Caberá ao Alto Comando estabelecer para onde vão as viaturas que farão parte do primeiro projeto do Policiamento Eletrônico.

Nas viaturas serão instaladas câmeras de vídeo fixas, que ficarão posicionadas em locais públicos estratégicos, como shows, carnaval, blitz de trânsito e demais operações policiais.

Também serão usadas câmeras de vídeo dentro das viaturas do policiamento ordinário, com visão à direita, frontal e à esquerda. Haverá ainda o uso de câmeras nas fardas do policial, ficando em cima do ombro do militar.

No Policiamento Eletrônico Móvel, o policial poderá ter acesso a bancos de dados; consultar placas de outros veículos; e gerar Boletim de Ocorrência. O policial também poderá ser identificado por biometria.

No veículo terá botão de pânico e de dentro do carro o policial poderá solicitar apoio para ocorrência de vulto e de forma automática o GPS indicará a viatura mais próxima.


No site da Polícia Militar, o leitor encontra mais informações sobre o Sistema Policial de Videoconferência e Policiamento Eletrônico Móvel. Basta ir ao site www.pm.es.gov.br

Dentro do site, procurar o lado direito da página e clicar em DAL Virtual, onde encontrará as informações sobre os dois sistemas. E pode ir também direto no link onde há fotos mostrando como funcionará o Policiamento Eletrônico. O link é http://www.pm.es.gov.br/download/dal_pem.pdf
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger