Secretário da Segurança reconhece: governo precisa melhorar Serviços de Inteligência da polícia capixaba

O secretário de Estado da Segurança Pública e defesa Social, Henrique Herkenhoff, reconheceu em depoimento na sessão especial das Comissões Permanentes de Política Antidrogas e de Segurança que é preciso reforçar e melhorar os Serviços de Inteligência das polícias Militar e Civil do Espírito Santo.
Herkenhoff disse que, do jeito que a Inteligência policial é feita hoje, os policiais, que atuam na ponta, vão para as ruas no escuro e se expõem ao risco, assim como também podem colocar em risco a população.
Segundo ele, a situação acaba prejudicando o sucesso das missões. O secretário salientou, entretanto, que a polícia brasileira num todo sofre de um Serviço de Inteligência mais eficaz:
“A Inteligência policial no Brasil funciona como um dinossauro: tem um corpo enorme, mas uma cabeça pequena”, exemplificou Henrique Herkenhoff.
O secretário da Segurança salientou que um Serviço de Inteligência forte e eficiente poderia direcionar melhor as operações policiais, ao mesmo tempo em que iria priorizar os alvos-chaves da polícia no combate, principalmente, aos grandes traficantes de drogas que agem no Estado.
“Cada operação precisa ter algo definido, a polícia precisa saber quais são as prioridades. Seria importante prender todo mundo, mas alguns (bandidos) não podem escapar”, ensinou Herkenhoff.
Ele e o secretário de Assuntos Estratégicos, André Garcia, foram convidados pelos presidentes das
Comissões Permanentes de Política Antidrogas, Rodney Miranda, e de Segurança, Gilsinho Lopes, para falar sobre o novo plano de segurança pública do governo do estado.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, e o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Júnior, também foram convidados para participarem da sessão especial desta segunda-feira, mas não compareceram e sequer enviaram representantes ou explicaram sobre o motivo das ausências.
Coube a o secretário André Garcia falar sobre o futuro plano, que, conforme o Blog do Elimar já antecipou, deverá se chamar Estado Presente. Em futura postagem, informações dadas pelo Secretário de Assuntos Estratégicos aos deputados estaduais sobre o plano de segurança pública. E mais informações também sobre a falca do secretário da Segurança, Henrique Herkenhoff.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger