Uma justa e nobre homenagem a policiais que morreram em serviço

Por iniciativa do deputado estadual Josias Da Vitória (PDT), a Assembleia Legislativa apresentou nesta terça-feira (24/05) projeto indicativo que prevê a criação do ‘Memorial aos Tombados no Cumprimento do Dever’, que vai homenagear policiais civis e militares e os bombeiros militares que morreram em serviço no Espírito Santo.

O objetivo do ‘Memorial, segundo Da Vitória, que é cabo da reserva da PMES, é homenagear os heróis que dedicaram suas vidas à sociedade e por ela morreram.

“Os nossos heróis da PM, por exemplo, estão na galeria de nosso quartel e só os conhecem quem visita aquele espaço. Com a exposição, em local público aberto, desses nomes, os cidadãos poderão fazer uma reflexão sobre o ato de heroísmo que esses homens e mulheres tiveram: apostaram na sociedade em detrimento de suas vidas”, disse Da Vitória, durante a apresentação do projeto a autoridades na sala da presidência da Assembleia Legislativa.

Com cerca de 400 metros quadrados de extensão total, o memorial – que, pelo projeto, será edificado na entrada da Ilha do Frade, na Enseada do Suá – compreenderá um obelisco de forma triangular em granito preto apontando para o alto, que representará a conquista das alturadas destinada aos heróis. Na base de cada triângulo será afixada uma placa de mármore branco em que serão gravados os nomes dos homenageados.

O memorial terá, ainda, um cálice que simbolizará o sacrifício de cada servidor público das corporações. Sobre esse cálice, uma pira ardeará fogo simbólico do amor e devotamento dos policiais e bombeiros. Por fim, uma cobertura de alvenaria servirá para abrigar autoridades durante as cerimônias que ocorrerem no local.

A edificação da obra, orçada em R$ 300 mil, foi discutida com o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Rodrigo Chamoun (PSB), que fez menção honrosa ao projeto.

“Considero o custo da obra exeqüível, e o objetivo é óbvio, pois homenageia àqueles que morreram no exercício da função”, disse.

Após a apresentação do projeto ao Poder Legislativa, a comitiva apresentará, posteriormente, a proposta ao governador Renato Casagrande (PSB), que através do comando-geral da PM, solicitará à Prefeitura de Vitória que integre esse memorial ao monumento em homenagem aos 150 anos da PM já existente na Enseada do Suá.

Estiveram presentes na solenidade além do deputado Da Vitória e do presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Chamoun, o presidente da Comissão de Segurança, deputado Gilsinho Lopes; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff; o delegado-chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio Júnior; o chefe do Estado Maior da PM, coronel Renato Duguay; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheiras; os representantes da Associação dos Policiais Militares da Reserva do Espírito Santos (Aspomires), coronéis Leite e Carlos Augusto; e o arquiteto responsável pela obra, Filipe Stefanon.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do gabinete do deputado Da Vitória).
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger