Discrição e fidalguia, as marcas de um bom secretário

O governador Renato Casagrande (PSB) acertou em cheio ao colocar seu secretário de Ações Estratégicas, André Garcia, no lugar do vice-governador Givaldo Vieira (PT) para negociar com os estudantes que vinham realizando badernas nas ruas de Vitória.

Com sua discrição, educação e, sobretudo, competência, André Garcia conseguiu chegar a um acordo com os estudantes, que reivindicavam redução no preço das passagens dos ônibus do Transcol e passe livre para todos os alunos do Estado. Chegou a um acordo sem precisar usar a força policial, prática anteriormente adotada quando o interlocutor do governo era Givaldo Vieira

As passagens de ônibus do Transcol não terão preços reduzidos ou congelados, mas as manifestações de rua com obstrução de avenidas em Vitória chegaram ao fim, segundo informaram os integrantes do movimento estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os universitários conseguiram a promessa de ampliação do passe livre e a possibilidade, cada vez mais próxima, de uma reunião entre os manifestantes e o governador Renato Casagrande (PSB).

O Conselho Tarifário (Cotar) terá mudanças. Em comum acordo entre estudantes e governo, uma nova formação com representantes da sociedade, do governo e de empresários do setor será definida em um projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa (Ales). O conselho é responsável pelos reajustes de tarifas do Transcol.

Foi também com discrição que André Garcia assumiu, em abril de 2010, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, no lugar de Rodney Miranda. Com a chegada de Renato Casagrande ao poder, André Garcia foi convidado para assumir a recém criada Secretaria de Ações Estratégicas.

Garcia, que já havia alterado a filosofia de pensar da Sesp, colocando em prática nas ruas da Grande Vitória a Polícia Interativa – dentro de uma nova roupagem, chamada de Territórios de Paz –, manteve o projeto este ano e ajudou a criar, também com discrição que lhe é peculiar, o novo plano de segurança do governo do Estado, que é o Estado Presente.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger