Governo pode comprar área da Faesa para construir Academia Única de Polícia

O sonho de se construir uma Academia Única de Polícia no Espírito Santo, finalmente, parece que vai sair do papel. A área onde funciona a Faesa II, na rodovia Serafim Derenzi, no bairro Conduza, próximo à Ilha das Caieiras e São Pedro, deverá ser comprada pelo governo do Estado.

A negociação está sendo mantida em sigilo entre o governo e a direção da Faesa. Como negociador, o governador Renato Casagrande nomeou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheiro Mota.

O plano do governo é aproveitar a estrutura da faculdade para a implantação de um projeto que nasceu em 1999, quando foi lançado o Programa de Planejamento de Ações de Segurança Pública (Pro-Pas).

Desde o governo de José Ignácio Ferreira, o Estado já tinha intenção de construir, num só espaço, a Academia Única de Polícia, para abrigar escolas para a formação de policiais civis – delegados, investigadores, escrivães, peritos e demais servidores da instituição – e policiais militares e bombeiros militares – do praça ao oficial.

O sonho foi interrompido durante os oito anos do governo de Paulo Hartung. Mas agora, com a gestão de Henrique Herkenhoff na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, o projeto voltou a ser analisado.

O plano original do governo, quando o Pro-Pas sinalizou para a criação da Academia Única de Polícia, seria construir sua sede onde hoje funciona o Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar, no bairro Santana, em Cariacica.

A Polícia Civil possui sua academia em Viana, enquanto o CFA da PM fica em Cariacica, e o Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros (CEIB) está localizado na Serra. Todos, portanto, distantes um do outro.

A Faesa já anunciou sua intenção de vendar toda a área onde está sua faculdade II. De acordo com fontes do mercado imobiliária, a área custaria em torno de R$ 60 milhões.

Surgiram informações de que a Prefeitura de Vitória também estaria interessada no terreno, que tem acesso à baía de Vitória e fica de frete para o Morro das Torres de Televisão.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger