Governo vai levar delegacia móvel em blitz da lei seca na Grande Vitória

O governo do Estado prepara uma grande ofensiva para reduzir o número de acidentes nas ruas da Grande Vitória e nas estradas dos municípios do interior. Um dos planos é levar Delegacia Móvel de Polícia Civil para os bairros a fim de aumentar e melhorar a fiscalização contra motoristas que dirigem depois de ingerir bebidas alcoólicas.

A informação é do secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, em entrevista exclusiva ao Blog do Elimar. Segundo ele, uma comissão foi criada pelo governador Renato Casagrande, com objetivo de serem criados programas para reduzir acidentes.

“Trabalharemos em três frentes: com a fiscalização, operação viária e educação no trânsito”, explicou o secretário.

Segundo Fábio Damasceno, a Casa Militar e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) estão engajadas em realizar levantamentos para que seja montado “um grande planejamento operacional”, com a participação de outras secretarias estaduais, Detran e prefeituras com o intuito de modificar o sistema de fiscalização nas ruas e nas estradas estaduais.

“A ideia é tornar a fiscalização mais rigorosa. Ou seja, vamos ampliar as blize que vêm acontecendo hoje, como o Madrugada Viva”, disse Damasceno.

Pelo planejamento do governo do Estado, é provável que seja adotado no Espírito Santo o mesmo mecanismo de fiscalização que ocorre no Rio de Janeiro desde 2009, que é a Operação Lei Seca.

Segundo o site do governo carioca, desde que a Operação Lei Seca foi implantada no Rio de Janeiro, 490.721 motoristas foram abordados, 84.811 multados e 36.276 tiveram a carteira de habilitação apreendida. Os agentes realizaram 460.530 testes com o etilômetro. Desse total, 4.365 condutores sofreram sanções administrativas e 1.603, criminais.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes e salvar vidas. As ações são realizadas diariamente em bairros da cidade do Rio e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo e Maricá) e da Baixada Fluminense.

As blitze ocorrem nas vias com maior número de acidentes e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.

“Esta ideia (modelo da Operação Lei Seca do Rio) faz parte de nosso planejamento. Para isso, vamos unir o Batalhão de Trânsito da PM, a Polícia Civil, prefeituras e o Detran. As operações terão o objetivo de fazer cumprir a tolerância zero no trânsito e coibir outras irregularidades. Nossa principal meta é o de reduzirmos o número de mortes em acidente de trânsito”, garante Fábio Damasceno.

Segundo o secretário, a presença de delegados e agentes da Polícia Civil nas operações poderá acabar com a cultura de muitos motoristas, que se recusam a se submeter ao exame do bafômetro, com o intuito de evitar que sejam realizadas provas contra quem dirige embriagado.

“Quem se negar a fazer exame etílico, terá que se submeter, na hora da blitz, aos procedimentos a serem adotados pela Polícia Civil”, salientou Fábio Damasceno.

Por isso, segundo ele, a presença de uma Delegacia Móvel da PC está sendo estudada pela comissão formada pelo governador Renato Casagrande.

Um dos pontos positivos da comissão é a presença do delegado Fabiano Contarato, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito da Polícia Civil e um dos agentes públicos brasileiros que mais lutam pela existência de uma lei mais rigorosa que possa punir motoristas bêbados que provocam acidentes.

Fábio Damasceno frisa, entretanto, que a fiscalização não é o único objetivo da comissão criada para reduzir acidentes na Grande Vitória e no interior.

Segundo ele, os itens “operação viária” e a “educação no trânsito” são também importantes para contribuir para a redução no número de mortes nas estradas.

“Quanto à operação viária, estaremos trabalhando em parceria com o Batalhão de Trânsito, a Polícia Rodoviária Estadual, Detran e as prefeituras. Faremos conservação das rodovias, como melhoria asfáltica e capina dos matagais. Já o Detran e a Sedu (Secretaria de Estado da Educação) estão promovendo campanhas educativas para conscientizar motoristas e pedestres”.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger