Polícia Militar reduz assassinatos e aumenta combate ao tráfico em São Pedro com ações sociais

Em abril do ano passado, a Polícia Interativa voltou às ruas de cinco regiões da Grande Vitória. Uma delas foi a Grande São Pedro, na Capital. Inicialmente, a Polícia Interativa foi para as ruas combater a criminalidade com o nome de Território de Paz, projeto criado pelo governo do federal e abraçado pelo governo capixaba.

Desta vez, com mais parceiros, a polícia faz parte agora do programa Estado Presente, criado pelo governo Renato Casagrande, e intensifica-se de vez em São Pedro, onde conseguiu reduzir o número de assassinatos e aumentou o combate ao tráfico de drogas com programas sociais.



Neste sábado (13/08),moradores das comunidades localizadas na região da Grande São Pedro aprovaram o programa “Estado Presente em Defesa da Vida”, durante a realização da IV Ação Integrada pela Cidadania. O evento contou com as presenças do governador Renato Casagrande; da ministra da Mulher, Iriny Lopes; do presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Chamoun; do prefeito de Vitória, João Coser, e de vários secretários de Estado, além de oficiais e praças da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil.

No local, a população teve acesso a diversos serviços públicos importantes, como emissão de documentos, atendimento médico, orientação jurídica, corte de cabelo, entre outros, oferecidos gratuitamente pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Vitória, Poder Judiciário, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), além de outros órgãos e entidades que também fazem parte desta parceria em prol da cidadania.

No lançamento do programa Estado Presente no bairro Santo André foram oferecidos à população, gratuitamente, os seguintes serviços: atendimento médico (aferição de pressão arterial e verificação de glicemia); emissão de documentos (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, 2º via de Certidão de Nascimento e Casamento, Registro de Nascimento e Óbito; emissão de 2º via de conta de água e parcelamento de dívida; orientação jurídica nas áreas civil, família, infância e juventude, criminal, execuções penais, trabalhista e previdenciária; encaminhamento para estágio e Menor Aprendiz; corte de cabelo; orientação sobre rede de proteção e assistência social básica como Bolsa Família, Pró-Jovem Adolescente, Adolescente Aprendiz, dentre outros.

O Programa Estado Presente é a ação do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e a diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010. Os 30 aglomerados foram identificados a partir do cruzamento de dados de vulnerabilidade social e de informações de crimes letais intencionais, registrados nos últimos anos no Espírito Santo.

O Programa Estado Presente já foi lançado nas regiões da Grande Terra Vermelha (Vila Velha); Nova Bethânia (Viana); Nova Rosa da Penha (Cariacica); e na Grande São Pedro (Vitória). No próximo dia 27 de agosto, será realizada na região de Feu Rosa (Serra). As ações do programa já resultaram em uma redução de 12% nos homicídios registrados no Estado, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para que a iniciativa continue tendo sucesso, o Programa Estado Presente intensificará a estratégia de integração entre as ações das secretarias estaduais e a atuação das prefeituras dos locais mapeados. E para reduzir ainda mais a vulnerabilidade social nessas regiões, diversos projetos serão implantados pelas secretarias estaduais de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, de Esportes e Lazer, de Educação, de Saúde, de Cultura, de Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia, de Governo, Superintendência de Comunicação e Defensoria Pública.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger