Um exemplo para a polícia capixaba: Lei Seca terá visita de militares mineiros a bares a partir desta quinta-feira

Alunos da Academia de Polícia Militar (APM) de Minas Gerais iniciam na quinta-feira (1º/09) uma campanha diferente para conscientizar o motorista sobre a importância de não dirigir sob o efeito de bebida alcoólica.

Acompanhados de um cadeirante, vítima de acidente de trânsito, a partir das 20 horas eles visitarão bares dos bairros Prado e Calafate, em Belo Horizonte, onde, utilizando um megafone, chamarão atenção para o perigo que o motorista embriagado traz para ele próprio, para outros motoristas e até para pedestres.


Segundo o capitão Cláudio, coordenador da Academia Cidadão, projeto que atua para envolver a comunidade no processo de segurança pública e consequente combate à criminalidade em Minas, a Campanha Conscientização vai durar até o final do expediente na maioria dos bares visitados e tem prosseguimento no dia seguinte.

O oficial explicou que, durante a campanha, ao mesmo tempo em que o policial militar passa uma mensagem pelo megafone, outros alunos da APM distribuirão panfletos contendo medidas de autoproteção que induzam o motorista a utilizar táxi, após ingerir bebida alcoólica.

“Após beber, a pessoa pode também fazer contato com um parente para ir buscá-lo no bar. É preciso que as pessoas entendam que conduzir veículos sob o efeito de álcool, além de perigoso, pode trazer prejuízos inestimáveis”, disse o capitão.

E explica: “Além da danos materiais, os acidentes podem deixar mortos e feridos com sequelas para toda a vida. Por isso, insistimos que bebida não combina com direção”, destaca. Outro fator a ser considerado é que as bltize policiais continuam e quem for flagrado ao volante com sinal de embriaguez será submetido aos rigores do Código de Trânsito Brasileiro. Contatos: 8682-2068 – Capitão Cláudio.

Nota do Blogueiro: Uma boa medida, que poderia muito bem ser seguido pelas Polícias Militares de todo o Brasil, inclusive a nossa PM capixaba. Inúmeros são os acidentes de trânsito que provocam mortes no Espírito Santo e que são cometidos por motoristas bêbados. Até mesmo um coronel da reserva da PM foi detido, recentemente, por estar dirigindo embriagado e provocar acidente. O coronel teve a Carteira Nacional de Habilitação suspensa pela Justiça.

Todos sabemos que a PM capixaba sofre por conta do efetivo reduzido, mas o governo estadual vem realizando concursos anualmente para suprir a demanda.

Entretanto, criatividade pode ser feita com planejamento, mesmo que seja à base do improviso, como a PM mineira está fazendo, que é a utilização de alunos-soldados na conscientização dentro dos bares.

Os bons comandantes têm seu trabalho reconhecido quando fazem seus subordinados - oficiais e praças - executarem sua missão com criatividade, sem dar bola para os problemas.O governador Renato Casagrande não quer ouvir falar só de problemas; ele e a sociedade querem solução. E solução tem que ser dada pelos gestores da segurança pública.

Reduzir o número de acidentes com mortes é também missão da cúpula da segurança pública.




 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger