Reportagem de O Globo confirma o que o Blog do Elimar Côrtes informou em 2009: a ação de milicianos no Espírito Santo

Reportagem publicada neste domingo (30/10) no jornal O Globo confirma o que o Blog do Elimar Côrtes já vinha revelando há bem mais tempo: a existência de milícias, formadas por policiais da ativa e da reserva, pistoleiros e traficantes, atuando livremente no Espírito Santo. O Globo informa que as milícias, nascidas no Rio de Janeiro, já se espalharam por 11 estados, inclusive o Espírito Santo.


A primeira reportagem neste blog sobre o assunto foi postada no dia 5 de novembro de 2009. De lá para cá, a atuação dos grupos se expandiu da Grande Vitória para o Norte do Estado (Colatina e Baixo Guandu), segundo O Globo informa em sua edição deste domingo.

E o que as autoridades públicas capixabas fizeram para evitar o surgimento e o crescimento dos milicianos? Com exceção do Ministério Público Estadual, nada! Vejam o link abaixo sobre a ação dos milicianos em 2009 http://elimarcortes.blogspot.com/2009/11/ex-militares-do-rio-formam-milicias-em.html1

De lá para cá, a polícia do Rio “invadiu” o nosso Estado algumas vezes e prendeu criminosos foragidos da capital carioca. Um deles, Wanderson da Silva Tavares, o Gordinho, conseguiu abrir até padaria e sorveteria em Guarapari. Como? Só Deus para explicar. Gordinho, aliás, é ligado aos milicianos de São Gonçalo (município do Grande Rio), onde estavam lotados oficiais e praças que já estão presos acusados de matar a juíza Patrícia Acioli.

De 2009 para cá, os milicianos capixabas expandiram seus negócios. Em Santa Rita, Vila Velha, eles exploram o “gato-net”, que é a venda e instalação clandestina de TV a cabo ou por assinaturas nas residências.

Também exploram a venda de gás e segurança particular, além, é claro, de se aliarem a traficantes. Essa aliança é formada também na maioria dos bairros onde os milicianos atuam na Grande Vitória.

De 2009 para cá, a imprensa capixaba tem abordado o assunto. Vejamos, agora, com o tema sendo publicado em um jornal de expressão nacional, como O Globo, as autoridades policiais do Estado assumam uma posição de confronto às milícias.

Leia, no link a seguir (extraído do site do Conselho Nacional de Justiça), a reportagem completa publicada em O Globo http://cnj.myclipp.inf.br/default.asp?smenu=&dtlh=198869&iABA=Not%EDcias&exp=
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger