Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar recebe treinamento com o coronel que ensinou a polícia a dar tiro defensivo para preservar a vida

Nesta sexta-feira (11/11)  os alunos do curso de pós-graduação em Gestão Integrada de Segurança Pública CAO/PMES, realizado na UVV, vão participar de um treinamento com o coronel Nilson Giraldi. O coronel é criador do Método Giraldi, no qual se prioriza o tiro defensivo na preservação da vida. Todos os alunos do curso são Oficiais da Polícia Militar.


Este é considerado o melhor método pela Polícia Militar de São Paulo e indicado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e o único reconhecido pela ONU. A palestra com o coronel será realizada no Cineteatro da UVV e começa às 19 horas.

O treinamento da turma começou na terça-feira (08) e termina com o curso do Método Giraldi. O treinamento oferecido é o mais próximo possível da realidade que os policiais enfrentam nas ruas. O método visa uma mudança de cultura na instituição policial.

A ausência de castigos físicos é ponto fundamental e os professores precisam se pautar pelo respeito aos instruídos. Ensinar o policial a administrar o estresse durante um confronto armado também é imprescindível. Para o criador do método, coronel Giraldi, muitas vezes o estresse é o maior inimigo do policial durante um confronto. “No curso, em torno de 90% são procedimentos e, no máximo, 10% são disparos”, explica.

“Existem fases do curso em que nenhum disparo é efetuado, apenas procedimentos são ensinados. Isto porque, na quase totalidade das vezes procedimentos, e não tiros, é que preservam vidas”, conta o coronel.

“Quando o policial evita tragédias, automaticamente, ou estará evitando a sua morte, ou a morte de terceiros contra os quais não há necessidade de disparos, ou a perda da sua liberdade. E, consequentemente, estará voltando íntegro ao seio da sua família, que o espera”, finaliza coronel Giraldi.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger