Em discurso, novo superintendente regional da Polícia Federal defende a integração das instituições como forma de melhorar o combate à criminalidade

Ao tomar posse como novo superintendente regional da Polícia Federal no Espírito Santo, o delegado Erivelton Leão de Oliveira defendeu, em um discurso emocionante, a integração da PF com demais órgãos de segurança pública capixaba e com outras instituições, como o Ministério Público e o Judiciário, como forma de melhorar o combate ao crime contra a administração pública, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.


O delegado federal Erivelton de Oliveira também ressaltou a importância dos agentes federais lotados na Superintendência Regional do Espírito Santo, afirmando que eles fazem parte de um grupo que valoriza a instituição e que se dedica em prol do Estado brasileiro.

A primeira entrevista do novo superintendente dada no Espírito Sato foi ao Blog do Elimar Côrtes. O link da entrevista é o  
http://elimarcortes.blogspot.com/2011/10/o-governo-do-estado-e-o-ministerio-da.html

Abaixo, a íntegra do discurso do superintendente Erivelton Leão de Oliveira:

“NO JÁ DISTANTE NOVEMBRO DE 1995, UMA TURMA DE DOZE JOVENS DELEGADOS RECÉM FORMADOS NA ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA, CHEGOU À SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA POLÍCIA FEDERAL EM SÃO PAULO PARA TOMAR POSSE.

DENTRE ELES, EU, QUE ASSIM COMO TODOS OS DEMAIS, TRAZIA NO CORAÇÃO SONHOS E ESPERANÇAS, ALÉM DE MUITA DETERMINAÇÃO E CORAGEM.

PERCEBI, MUITO LOGO, QUE ESTAVA DIANTE DO GRANDE DESAFIO DE MINHA VIDA.

HOJE, PASSADOS DEZESSEIS ANOS, VOLTO A SENTIR A MESMA EMOÇÃO NO MOMENTO QUE COMPAREÇO PERANTE NOSSO DIRETOR GERAL, DOUTOR LEANDRO DAIELO COIMBRA, QUE ALIÁS TAMBÉM FAZIA PARTE DAQUELE GRUPO, PARA TOMAR POSSE NO CARGO DE SUPERINTENDENTE REGIONAL DA POLÍCIA FEDERAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

AGRADEÇO INICIALMENTE, SENHOR DIRETOR, A CONFIANÇA EM MIM DEPOSITADA PARA GERIR ESTA PECULIAR UNIDADE DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, LOCALIZADA EM UM ESTADO CUJA GEOGRAFIA POLÍTICA É DE EXTREMA RELEVÂNCIA NO CENÁRIO NACIONAL.

CREIO QUE AINDA TESTEMUNHAREMOS POR AQUI UM FANTÁSTICO CRESCIMENTO ECONÔMICO QUE SE AVIZINHA NUM HORIZONTE PRÓXIMO, E QUE SE BEM ADMINISTRADO, HÁ DE BENEFICIAR A TODO O POVO DESTE ESTADO DA FEDERAÇÃO.

TENHA A CERTEZA, SENHOR DIRETOR, QUE VOSSA CONFIANÇA SERÁ RETRIBUÍDA COM TODO O ESFORÇO NECESSÁRIO E POSSÍVEL PARA O CUMPRIMENTO DAS DIRETRIZES ESTABELECIDAS.

GOSTARIA TAMBÉM DE PARABENIZAR O DOUTOR SÉRGIO BARBOSA MENEZES, QUE DEIXA O CARGO DE SUPERINTENDENTE REGIONAL, CERTAMENTE COM A SENSAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO.

PARABENIZO-O PELO BELÍSSIMO TRABALHO DESENVOLVIDO NESTE ESTADO, CUJA EXCELENTE ADMINISTRAÇAO DESTA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL, É RECONHECIDA POR TODOS.

ALÉM DE SUBSTITUIR O DOUTOR MENEZES, QUE POR SI SÓ JÁ REPRESENTA UM DESAFIO, SEI QUE ASSUMO NESTE MOMENTO UMA GRANDE RESPONSABILIDADE PERANTE A SOCIEDADE CAPIXABA, A QUAL DEMONSTRA RESPEITO E ADMIRAÇÃO PELO TRABALHO DA POLÍCIA FEDERAL, QUE NUM PASSADO RECENTE, ATRAVÉS DE IMPORTANTES OPERAÇÕES POLICIAIS DE REPERCUSSÃO NACIONAL, INFLUENCIOU DE FORMA DEFINITIVA E, ENTENDO QUE POSITIVAMENTE, OS RUMOS DA  HISTÓRIA DESTE ESTADO.

NO QUE CONCERNE À ATIVIDADE FIM DA POLÍCIA FEDERAL, COM FOCO ESPECIAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO, NO DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS, NO TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS E ARMAS, NA LAVAGEM DE DINHEIRO, ENTENDO SER FUNDAMENTAL O TRABALHO INTEGRADO COM TODOS OS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES, TANTO NA ESFERA ESTADUAL COMO FEDERAL, SE QUISERMOS ENFRENTAR COM SUCESSO A CRIMINALIDADE ORGANIZADA QUE TENTA INSISTENTEMENTE SE INFILTRAR NOS MAIS VARIADOS SETORES DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

O ENTRELAÇAMENTO DE FORÇAS, SEM NENHUMA SOBREPOSIÇÃO ENTRE  AS INSTITUIÇÕES,  E  TODAS AGINDO COM UM PROPÓSITO COMUM, REFLETIRÁ NA EFICÁCIA DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL.

A TROCA DE INFORMAÇÕES DE QUALIDADE, EMBASADA NA  BOA RELAÇÃO QUE SE ESTABELEÇA COM OS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA ESTADUAIS BEM COMO COM OS ÓRGÃOS DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO, TAMBÉM RESULTARÁ NO APRIMORAMENTO DOS INSTRUMENTOS PERSECUTÓRIOS.

NESSE MESMO SENTIDO, ALMEJO TAMBÉM O BOM RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL ENTRE A POLÍCIA FEDERAL, MINISTÉRIO PÚBLICO E JUSTIÇA, QUE CERTAMENTE RESULTARÁ NA QUALIDADE DAS PROVAS PRODUZIDAS, NA ROBUSTEZ DAS DENÚNCIAS E EM DECISÕES JUDICIAIS FORTALECIDAS.

A POLÍCIA FEDERAL BRASILEIRA COMPLETOU, NO ÚLTIMO DIA 28 DE MARÇO, SESSENTA E SETE ANOS DE SUA CRIAÇÃO.

NESSE LONGO PERÍODO EVOLUIU CONSTANTEMENTE, OBTENDO O RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO SENDO UMA POLÍCIA DE ESTADO, PREOCUPADA COM A PROTEÇÃO DO CIDADÃO E COM OS DIREITOS HUMANOS.

TEM SUAS AÇÕES PAUTADAS PELA FIEL OBSERVÂNCIA DOS MANDAMENTOS CONSTITUCIONAIS E DOS LIMITES ESTABELECIDOS EM LEI, SEM NO ENTANTO DEIXAR DE AGIR COM A AUTORIDADE E FIRMEZA NECESSÁRIAS, SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

PARA ATINGIR ESSE ESTÁGIO A POLÍCIA FEDERAL CONTOU COM O INCANSÁVEL TRABALHO E DEDICAÇÃO DE SEUS SERVIDORES, POLICIAIS E ADMINISTRATIVOS, BEM COMO FUNCIONÁRIOS CONTRATATADOS E DEMAIS COLABORADORES, QUE AO LONGO DESSE TEMPO SERVIRAM À INSTITUIÇÃO.

É A ESSES BRAVOS SERVIDORES, JÁ APOSENTADOS OU EM ATIVIDADE, QUE AGORA ME DIRIJO PARA DIZER QUE OS SENHORES SÃO O ÚNICO E VERDADEIRO PATRIMÔNIO DE NOSSA INSTITUIÇÃO.

INSTALAÇÕES CONDIZENTES, EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS MODERNOS DE INVESTIGAÇÃO SÃO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A OTIMIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, MAS INCOMPARÁVEIS À IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL DA FORÇA HUMANA DE TRABALHO.

ALIÁS, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES DESTA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL, ASSIM COMO DAS DELEGACIAS DESCENTRALIZADAS, SOUBE SE TRATAR DE UM GRUPO MESCLADO DE JUVENTUDE E EXPERIÊNCIA, E TODOS COM GRANDE DEDICAÇÃO AO TRABALHO.

PROVA DISSO FORAM OS NÚMEROS ESTATÍSTICOS QUE COLOCAM ESTA SUPERINTENDÊNCIA ENTRE AS UNIDADES QUE APRESENTARAM EXCELENTES ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE, RELATIVOS AO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE POLÍCIA JUDICIÁRIA E ADMINISTRATIVA, DE ACORDO COM OS PARÂMETROS ESTABELECIDOS PELO ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO.

ÀS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS SERVIDORES, GOSTARIA DE ENFATIZAR QUE TÊM ELAS UM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO NA BALANÇA QUE EQUILIBRA AS RELAÇÕES ADMINISTRAÇÃO/ADMINISTRADOS.

NUMA RELAÇÃO TRANSPARENTE E RESPEITOSA, QUE CERTAMENTE ESTABELECEREMOS, TERÃO A OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR COM IDEIAS E SUGESTÕES VISANDO RESOLVER EVENTUAIS PROBLEMAS INTERNOS DA INSTITUIÇÃO, OBJETIVANDO O APRIMORAMENTO DAS ATIVIDADES POLICIAIS, MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E UM RELACIONAMENTO AINDA MAIS FRATERNO, PROPORCIONANDO UM AMBIENTE DE PAZ E HARMONIA ENTRE TODOS.

AO FINALIZAR, GOSTARIA DE FAZER ALGUNS AGRADECIMENTOS: AGRADEÇO À MINHA ESPOSA, AMIGA E PARCEIRA DE TANTOS ANOS, PELO DESPRENDIMENTO DEMONSTRADO E PELO INCENTIVO DISPENSADO NESSA NOVA ETAPA DE MINHA CARREIRA.

À MINHA FAMÍLIA (MEUS PAIS, MINHA IRMÃ), PELA PRESENÇA INDISPENSÁVEL NESSA LONGA CAMINHADA; ÀS MINHAS FILHAS, PELA ALEGRIA QUE REPRESENTAM EM NOSSAS VIDAS.

POR FIM, MAS SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR, QUERO AGRADECER A DEUS PELA OPORTUNIDADE DE ME PERMITIR VIVER ESSE MOMENTO. E PEDIR A ELE QUE ME CONCEDA A SERENIDADE E SABEDORIA NECESSÁRIAS PARA CONDUZIR OS RUMOS DESTA INSTITUIÇÃO SEM JAMAIS ME AFASTAR DE PRINCÍPIOS E CONCEITOS QUE JULGO FUNDAMENTAIS: RETIDÃO, IMPARCIALIDADE, EQUIDADE E JUSTIÇA.


MUITO OBRIGADO!!!!”

(Discurso do delegado Erivelton Leão de Oliveira)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger