Santo Antônio recebe 'Estado Presente' de braços abertos

Moradores, comerciantes e lideranças comunitárias, religiosas e políticas receberam de braços abertos  a presença do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, durante a IX Ação Integrada pela Cidadania, neste sábado (05/11), em evento que durou todo o dia na Prainha.


O programa ofereceu espaço de cidadania, cultura, lazer e serviços e divulgou a cultura da paz. Moradores tiveram acesso a serviços como emissão de documentos, atendimento médico, orientação jurídica, corte de cabelo, entre outros.

Um dos coordenadores do Estado Presente, o subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Guilherme Pacífico, adiantou que mais duas Ações Integradas pela Cidadania irão ocorrer na Grande Vitória até o final do ano.

A novidade da edição deste sábado na Prainha de Santo Antônio foi a exibição dos novos vídeos do programa Testemunha Virtual no estande da Sesp. Os novos vídeos serão apresentados a partir da próxima semana no site da Sesp. Os serviços mais procurados desta vez foram o corte de cabelo e os serviços de saúde como medição de pressão, testes de glicose e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

O Programa Estado Presente é uma ação do Governo do Espírito Santo, realizada em parceria com as prefeituras municipais, e tem o objetivo de levar cidadania, segurança e opções para a melhoria de vida para os capixabas de 30 áreas de vulnerabilidade social. A programação no bairro incluiu atividades culturais como a Biblioteca Móvel, apresentação da Banda Júnior da Polícia Militar, grupo circense, dança, capoeira, teatro de bonecos, contação de estórias, dentre outras atrações.

A IX Ação Integrada pela Cidadania foi uma realização do Governo do Espírito Santo e faz parte do Programa Estado Presente. A iniciativa tem o apoio das secretarias estaduais, da Prefeitura de Vitória, do Poder Judiciário, do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), Lions Clube, entre outras entidades e órgãos públicos. O evento contou com o apoio de aproximadamente 600 voluntários.

O Estado Presente é o programa do Governo do Estado para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

Desde maio, o Programa Estado Presente já foi lançado nas comunidades da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha; de Nova Bethânia, em Viana; Nova Rosa da Penha, em Cariacica; São Pedro, em Vitória; Feu Rosa e Vila Nova de Colares, na Serra, além da Grande Santa Rita, em Vila Velha, retornou à Grande Terra Vermelha durante a inauguração do Residencial Jabaeté, e chegou a Marcilio de Noronha, em Viana, onde o evento no dia 22 de outubro teve o atendimento à população prejudicado por um temporal.

As ações do programa já resultaram em uma redução de 22% nos homicídios registrados somente na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, onde duas edições do evento foram realizadas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para que essas iniciativas tenham sucesso, o Programa Estado Presente conta com estratégia integrada entre iniciativas das secretarias estaduais e a atuação das prefeituras dos locais mapeados.

Ao mesmo tempo, para reduzir a vulnerabilidade social, atuam as secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, de Esportes e Lazer, de Educação, de Saúde, de Cultura, de Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia, de Governo, Superintendência de Comunicação e Defensoria Pública. Muitas dessas ações contam com a participação das prefeituras, que possuem ferramentas de inserção social e atuação nestas comunidades.

(Texto com ajuda do site da Sesp)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger