Governador Casagrande prestigia formatura dos novos agentes de Polícia Civil

A Polícia Civil realizou na terça-feira (07/02) a formatura de 106 novos agentes de Polícia. A cerimônia foi realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande, autoridades estaduais e familiares dos formandos.


“Queremos um efetivo condizente com o desafio que temos pela frente. Se o desafio é grande, nosso ânimo é maior ainda. O policial tem papel preponderante, e com essas novas contratações vamos dar respostas à sociedade capixaba”, destacou o governador.

Renato Casagrande falou ainda do Programa Estado Presente, Em Defesa da Vida, que desde sua implantação tem dado passos largos, com bases e pilares na redução da criminalidade.

O curso de formação dos novos agentes teve início no dia 14 de dezembro de 2011 e terminou na manhã desta terça-feira (07). De acordo com o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Júnior, o quadro da instituição estava defasado desde 1990, e a atual gestão tem tratado “com maestria” as ações da segurança pública, tendo como maior prova as novas contratações.

“O Espírito Santo passa por um momento de transformação. Ainda temos muito a avançar, mas estamos no caminho certo. Esse governo não tem medido esforços. Agradeço ao governador por conduzir a Polícia Civil nesse processo de evolução. Esse é um momento ímpar na história do Estado, e precisamos transformar essas mudanças positivas em resultados concretos e reais”, disse o chefe de Polícia, Joel Lyrio.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, reafirmou o momento histórico da segurança no Estado e cobrou responsabilidade dos novos agentes. “A família e os chefes de vocês nunca podem exigir menos que o máximo”, declarou.

A oradora da turma, Fernanda Pontes, foi enfática em seu discurso. “Estamos prontos para trabalhar e servir com eficiência e brilhantismo a esse Estado que tanto investiu em nós”.

Estiveram presentes à solenidade o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Heli Schimittel, os delegados e superintendentes de Polícia Prisional, Técnico Científica, Especializada, Ismael Foratine, Guilherme Daré e José Monteiro, respectivamente. E a corregedora geral, delegada Fabiana Maioral. E ainda, os secretários de Estado de Ações Estratégicas, André Garcia, da Casa Civil, Luiz Ciciliotti, de Governo, Robson Leite, o comandante geral da Polícia Militar, Ronalt Wilian, e do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheiros e representantes da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa.

A capacitação dos novos agentes durou cerca de dois meses e a carga horária cumprida foi de 387 horas. Os profissionais tiveram aulas sobre Inteligência Policial, Redação Oficial, Telecomunicações, Papiloscopia, Criminalística, Informática Aplicada à Atividade Policial, Saúde e Segurança no Trabalho/Avaliação Física, Gestão do Atendimento ao Cidadão, Ética, Cidadania e Direitos Humanos, Noções de Direito, Organização Policial Civil e Disciplinar, Inquérito Policial, Diligência Policial, Sistema Prisional, Lei de Execuções Penais, Administração Prisional Técnicas de Revista, Contenção e Imobilização e Condução, Armamento e  Tiro, Identificação Veicular, entre outras disciplinas.

Os agentes vão exercer atividades de supervisão relacionadas à manutenção da ordem, disciplina e segurança; auxiliar, quando necessário, na localização e captura de presos foragidos; cumprir escalas de plantão; atender convocações extraordinárias; atender convocações feitas pelo Poder Judiciário; e demais atribuições.

O edital para concurso público para agentes foi publicado no dia 28 de outubro de 2008. Aproximadamente 17 mil pessoas se inscreveram. Os candidatos passaram por um processo seletivo que englobou provas objetivas, teste médico, físico e psicológico, além de investigação social. O concurso faz parte da Política do Governo do Estado de recomposição do efetivo da Polícia Civil.

(Texto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Espírito Santo).

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger