Estado Presente devolve cidadania a moradores de Padre Gabriel

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida deu o pontapé inicial em suas atividades em 2012, no último sábado (10/03), com a XII Ação Integrada pela Cidadania, no campo de futebol de Padre Gabriel, em Cariacica. O bairro, considerado um dos mais problemáticos da Grande Vitória, com fraca infraestrutura, é mais um em que o Estado – governos Federal, Estadual e Municipal – esteve ausente por vários anos.


A chegada do Estado Presente à região, entretanto, devolveu cidadania aos moradores de Padre Gabriel. O evento foi desenvolvido  pelo  governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) em parceria com a Prefeitura de Cariacica. Padre Gabriel fica na divisa com o bairro Vila Bethânia, em Viana, que também já recebeu o Estado Presente.

Moradores de Padre Gabriel receberam serviços de emissão de documentos, atendimento médico, orientação jurídica e corte de cabelo, além de atividades culturais, recreação, bazar, oficinas e distribuição de comidas.

De acordo com o site da Sesp, a diarista Vanessa da Silva, 24 anos, aproveitou o dia e cuidou da saúde. Com o auxílio da capitã PM Vania Hemerly, do Hospital da Polícia Militar (HPM), ela aferiu a pressão arterial.

Ainda segundo a Sesp, o pedreiro Manoel Jorge de Oliveira, 59, também esteve presente. Ele procurou o serviço para retirar uma nova carteira de trabalho. “A minha está muito velha. Quero uma nova. Já tirei até foto por aqui para resolver logo a minha situação”, disse Manoel ao site da Sesp.

Já o carregador de carga Carlos Silva de Brito, 31, se divertiu muito com os filhos. Pedro Breno, 6, e Kailany, 8, brincaram no pula-pula, tiveram lições de boa higiene e ainda aprenderam a escovar os dentes da maneira correta.

Segundo o site da Sesp, o subsecretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Guilherme Pacífico, que também é um dos coordenadores do Programa Estado Presente, afirmou que a ação foi muito gratificante e anunciou novidades.

“Estamos na segunda fase do Programa Estado Presente. No ano passado, fizemos 11 ações integradas na Região Metropolitana da Grande Vitória e este ano temos a previsão de realizar o programa também no interior, em cidades do Norte e do Sul do Estado”, adiantou Pacífico.

O prefeito de Cariacica, Helder Salomão, comemorou a produtiva parceria com o Governo do Estado e destacou que a ação contou com a parceria do programa Cariacica em Ação, da prefeitura municipal. “Ações como essas fortalecem o trabalho da Prefeitura e auxiliam a população do município a ter acesso a serviços essenciais. O Governo do Estado está de parabéns”, afirmou o prefeito ao site da Sesp.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger