Polícia Civil convoca até sexta-feira os aprovados em concursos para delegado, escrivão, perícia e auxiliar de perícia médico-legal

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) realiza nesta terça-feira (06/03) a formatura dos novos 312 investigadores de Polícia Civil. A cerimônia vai ser   no Salão Nobre do Clube Álvares Cabral, em Bento Ferreira, a partir das 8 horas. A novidade, no entanto, vai acontecer ainda esta semana. Até sexta-feira o governo do Estado vai convocar os candidatos aprovados nos concursos para delegado, escrivão, perícia e auxiliar de perícia.


A partir da convocação, todos estarão aptos a começar a fazer curso de três meses na Academia de Polícia Civil. A informação foi dada com exclusividade ao Blog do Elimar Côrtes pelo chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Júnior, após sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (05/03), para prestação de contas do governador Renato Casagrande.

Até sexta-feira serão convocados 39 delegados; 60 escrivães, dois médicos-legistas, 20 peritos criminais, seis peritos especiais, dois peritos em telecomunicação, 40 peritos papiloscópico, 15 peritos em fotografia criminal 23 auxiliares de perícia médico-legal.

O chefe de Polícia Civil lembra, porém, que o governador Casagrande já autorizou aumentar para 80 o número de vagas para delegados dentro do edital do último concurso.

De início, todavia, o governo convocará somente os 39 primeiros colocados, obedecendo ao edital. Nos próximos dias, os outros 41 também serão convocados. Todos os 80 já enfrentaram um dos últimos obstáculos do concurso, que é a investigação social.

“A partir da divulgação da lista com os nomes de todos os convocados, eles estarão aptos para iniciar o curso de três meses na Acadepol. Já serão profissionais de Polícia Civil, podendo, inclusive, já participar dos plantões”, disse Joel Lyrio.

“Quem vai ganhar, com isso, é a sociedade, que terá um número maior de profissionais atuando na segurança pública. Devemos esse feito ao governador Renato Casagrande”, agradeceu o chefe de Polícia Civil.

Já os novos 312 investigadores passaram pela Acadepol e se formam nesta terça-feira.  A solenidade terá a presença do governador  Renato Casagrande, do  Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, e do chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio, além do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, paraninfo da turma.

O curso de atualização teve início no dia 14 de  dezembro de 2011 e terminou na última sexta-feira (02/03). A capacitação dos novos investigadores durou dois meses e a carga horária cumprida foi de 387 horas.

Os investigadores tiveram aulas de Relações Interpessoais, Língua e Comunicação, Telecomunicações Policiais, SistemasInformatizados e Cadastros Policiais, AFIS-Sistema de Impressão Digital, Saúde e Segurança no Trabalho, Preservação e Valorizaçãoda Prova, Uso Diferenciado daForça, Qualidade no Atendimento ao Cidadão, Gerenciamento de Crise, Armamento e Tiro, entre outras disciplinas.

Os novos profissionais irão executar trabalhos de investigação e diligências policiais visando à elucidação de infrações penais; cumprir mandados de prisão e busca e apreensão; realizar investigações e sindicâncias para elucidar os crimes e descobrir os seus autores; coletar informações sobre atividades e fatos de natureza policial e de segurança; lavrar autos de resistência e executar intimações, e demais atividades.

Os investigadores foram nomeados em dezembro de 2011 após serem aprovados no concurso público realizado em 1993.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger