Governo e entidades de classe fecham nova lei de promoções na PM capixaba: soldados com 15 anos serão promovidos sem precisar do CHC

O governo do Estado acaba de fechar com as entidades de classe dos militares estaduais o novo Quadro Organizacional da Polícia Militar. A novidade, por enquanto, é que os soldados com 15 anos ou mais de atividade serão promovidos a cabo automaticamente sem necessidade de fazer o Curso de Habilitação para Cabos (CHC). Somente este ano, serão beneficiados 1.062 soldados com a promoção a cabo. Uma conquista importante para a categoria, ressalta o deputado estadual Josias Da Vitória, que ajudou na elaboração do novo QO, que, pronto, vai se tornar projeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa:


“É, sem dúvida, uma grande vitória”, comentou Da Vitória, ao acrescentar que o novo QO vai beneficiar também praças e oficiais lotados no Hospital da Polícia Militar (HPM).

O novo QO será anunciado oficialmente pelo governador Renato Casagrande na próxima terça-feira (10/04), em solenidade no Quartel do Comando Geral da PM, em Maruípe, Vitória, na comemoração dos 177 anos da corporação. No dia seguinte, Casagrande enviará o projeto de lei à Assembleia Legislativa.


O deputado Da Vitória informou que nesta quinta-feira (05/04)  o governador Casagrande “bateu o martelo”, aceitando que o soldado com 15 anos de serviço seja promovido a cabo sem precisar do CHC. O acordo final foi fechado entre Da Vitória e o comandante geral da PM, coronel Ronald Willian, durante almoço, em Vitória:

“O novo QO nasceu por intermédio de discussão das entidades de classe dos policiais militares e o nosso Comando Geral, através do coronel Ronalt Willian. O projeto de lei a ser encaminhado à Assembleia trata de um novo Quadro Organizacional que vai valorizar a instituição”, agradeceu Da Vitória.

Segundo ele, as novas promoções vão refletir um custo de R$ 34,7 milhões. Ainda segundo Da Vitória, a sugestão apresentada por ele ao governo é que este ano, excepcionalmente, os soldados com 15 anos de atividade sejam  promovidos a cabo sem precisar fazer o CHC. Para os anos seguintes, aqueles que completarem também 15 anos continuarão sendo promovidos, mas haverá outra discussão sobre a necessidade ou não do CHC.

“O importante é que o governo está corrigindo uma distorção, uma injustiça. Em outras policias militares estaduais, os soldados são promovidos com menos de 10 anos de serviço. Aqui, ficavam 20 anos. É um absurdo”, disse Da Vitória.


Dentro de instante, neste blog, mais informações sobre o novo QO que vai contemplar, com promoções mais rápidas, praças e oficiais. Conforme já foi anunciado neste blog, mais de 3 mil promoções deverão acontecer nos próximos meses, após a aprovação do QO. Serão, inclusive, criadas mais sete vagas para coronéis e mais de 20 para tenentes-coronéis.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger