Promotora de Justiça do Espírito Santo vai conhecer sistema prisional americano


A promotora de Justiça Luciana Gomes Ferreira de Andrade é uma batalhadora. Está com os pés na Secretaria Geral da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Espírito Santo,  ao mesmo tempo em que permanece, de corpo e alma, no Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal do Ministério Público Estadual. Nesta função, ela embarca neste sábado (02/06) para os Estados Unidos, onde, durante 15 dias, vai conhecer com mais profundidade o sistema prisional americano.


Luciana Ferreira de Andrade viaja ao lado de outros colegas de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre os companheiros de viagem da promotora de Justiça Luciana de Andrade está o procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais, procurador Alceu José Torres Marques.

Nos EUA, o grupo conhecerá presídios de segurança máxima em três estados: Washington, Nova Iorque e na cidade de Waveland, no Mississippi.

Na viagem de trabalho, Luciana de Andrade vai conhecer os padrões operacionais dos agentes penitenciários e os presos. Ela quer verificar também como se dar a classificação criminológica nas cadeias americanas:

“Vai ser importante conhecermos as normas que regulamentam os contatos entre os agentes penitenciários e os presidiários”, disse a promotora de Justiça Luciana de Andrade.

Ainda no segundo semestre deste ano, autoridades dos Estados Unidos virão ao Espírito Santo participar de um seminário a ser promovido pelo  Ministério Público Estadual, para discutir a questão prisional brasileira.

A promotora de Justiça Luciana de Andrade acrescentou que as mais de 20 novas cadeias do Espírito Santo, construídas ao longo dos últimos oito anos, seguem o modelo estrutura das construídas nos Estados Unidos.

“A empresa brasileira que construiu os presídios no Espírito Santo tem autorização da construtora americana para replicar no Brasil o modelo físico e estrutural praticado nos EUA”, disse Luciana de Andrade.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger