Banco de Leite do HPM precisa de doações


O Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar (HPM) precisa de doações. Atualmente, o banco conta com 15 doadoras ativas, mas essa quantidade não é suficiente para atender a procura. “Estamos com o nosso estoque baixo por falta de doações. Os benefícios do leite materno são inúmeros tanto para a mãe que doa a produção excedente quanto para a criança que recebe o leite. Para atender às nossas demandas precisamos de, pelo menos, 80 a 100 litros de leite por mês”, explica a capitã Vera Lúcia Berto, coordenadora do Banco de Leite do HPM.

Para doar, as lactantes podem procurar o Banco de Leite pelo telefone 3636-6568 para fazer o cadastro e receber orientações de como retirar o leite. Para isso, é importante prender o cabelo ou usar touca, lavar bem as mãos com água e sabão, evitar falar no momento da coleta ou cobrir a boca com uma fralda para que não caia saliva no leite e usar potes de vidro esterilizados. O vasilhame adequado é oferecido pelo Banco.

“As mães podem retirar o leite em casa. Temos uma equipe que vai até a casa da doadora para recolher o material”, explica Berto. “Crianças que são alimentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida e até os dois anos de idade como complementação de outras refeições são mais saudáveis. O risco de mortalidade infantil por decorrência de doenças é menor. É possível prevenir a obesidade e problemas cardíacos. Além disso, a incidência do diabetes é menor e as crianças adquirem uma inteligência mais apurada”, disse a capitã Vera Berto.

Para doar, é preciso que as lactantes sejam saudáveis e que passem por uma série de exames como HIV e hepatite. Após a coleta do material, o leite passa por um processo de pasteurização antes de ser armazenado.

Serviço:
Banco de Leite do HPM: 3636-6568

Fonte: Site da Polícia Militar.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger