Governador inaugura na Serra o primeiro Centro de Fiscalização Operacional da PM

O governador Renato Casagrande vai inaugurar na próxima terça-feira (14/08) o primeiro Centro de Fiscalização Operacional, totalmente equipado com tecnologia digital, em uma unidade da Polícia Militar do Espírito Santo. O beneficiado será o 6º Batalhão (Serra), mas em breve todos os batalhões terão seu Centro de Fiscalização Operacional.

“Estamos investindo muito na segurança pública. E o investimento na tecnologia das polícias é uma das nossas prioridades”, disse Renato Casagrande ao Blog do Elimar Côrtes.

O governador informou que o Centro de Fiscalização Operacional vai poder acompanhar todo o trabalho dos policiais militares lotados no Batalhão da Serra: “Com esse sistema de controle digital, teremos muito mais mobilidade e dinamismo no trabalho policial”, disse Casagrande.

Atualmente, a maioria das viaturas da PM possui GPS, que identifica a rota do veículo. O Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM) já possui o seu Centro de Fiscalização Operacional. No entanto, o plano do comandante geral da PM, coronel Ronalt Willian – que criou o ‘Centro de Fiscalização’ quando comandou o CPOM –, é descentralizar os serviços, levando um controle maior para todos os batalhões.

“Ficava difícil o CPOM controlar quatro batalhões – no caso da Grande Vitória – ao mesmo tempo. Por isso, cada batalhão do Estado terá sua sala de controle”, antecipou o comandante Willian.

A partir da instalação do Centro de Fiscalização Operacional, os tenentes responsáveis pelo CPU não precisarão mais ficar circulando de viaturas pelas regiões sob sua responsabilidade para  fiscalizar o policiamento. A fiscalização poderá ser feita de dentro da Sala de Operações.

Da sala de controle, o comando de cada batalhão terá conhecimento em tempo real do local onde está cada viatura; em que ocorrência está a viatura; se as viaturas estão disponibilizadas ou paradas  para almoço de sua guarnição. Com isso, o deslocamento de uma equipe ficará muito mais fácil e rápido. Os tenentes do CPU somente se deslocarão ao local de uma ocorrência se houver necessidade.
.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger