André Garcia assume a Secretaria de Justiça do Espírito Santo

Conforme este Blog já havia informado em primeira mão no dia 7 deste mês e reiterado em postagem anterior, Ângelo Roncalli não é mais o secretário de Estado da Justiça (Sejus). O governo do Estado acaba de divulgar que, após ter o nome citado na denúncia de fraudes envolvendo contratos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) com a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Ângelo Roncalli pediu a exoneração do cargo nesta segunda-feira.

A função será ocupada pelo secretário de Ações Estratégicas, André Garcia, que era um dos nomes cogitados para ficar na Pasta em definitivo. O Diário Oficial desta terça-feira traz a exoneração de Roncalli e a nomeação de André Garcia como titular da Pasta da Sejus.

O mesmo Diário informa também que, em outro ato, o governador Renato Casagrande exonera André Garcia do cargo de secretário de Ações Estratégicas, mas em seguida designa-o para a mesma Pasta. Isso significa que, na Sejus, Garcia se torna secretário em definitivo e fica interinamente na Secretaria de Ações Estratégicas. Pode ser que nos próximos  dias Casagrande anuncie seu substituto na Secretaria que criou o Estado Presente.

Renato Casagrande chegou a convidar o promotor de Justiça Evaldo Martinelli (que já foi diretor geral do Detran e secretário de Estado da Segurança Pública no governo passado) para assumir a Sejus. Martinelli agradeceu, mas declinou do convite por motivos profissionais. Ele integrou um grupo que no governo de Paulo Hartung chegou a investigar denúncias de irregularidades no Iases.

Na tarde de segunda-feira, Roncalli, depois de se despedir dos servidores da Sejus, encaminhou uma carta ao governador Renato Casagrande informando a decisão de deixar o comando da Secretaria de Justiça. O governador aceitou o pedido de demissão de imediato.

Desde o dia 7 deste mês, um dia depois que a Força Tarefa – comandada pelo delegado Rodolfo Laterza –, criada pelo governador Casagrande para investigar denúncias de maus tratos e supostas corrupção no Iases, realizou a Operação Pixote, em que prendeu dirigentes do Iases – inclusive sua presidente, Silvana Gallina –, o governador esperava por um gesto de humildade por parte de Ângelo Roncalli para a entrega o cargo, o que acabou acontecendo nesta segunda-feira.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger