Delegado federal capixaba vai assumir Secretaria que coordena política de combate à violência no Estado

O delegado da Polícia Federal Álvaro Rogério Duboc Fajardo vai assumir a Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas do governo do Estado. Ele, que é capixaba,  assume a Pasta em substituição ao atual secretário, André Garcia, que respondia interinamente após a nomeação para a Secretaria de Justiça (Sejus).

Nesta terça-feira (30/10), o governador Renato Casagrande enviou ofício pedindo a cessão do delegado, endereçado ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Álvaro Rogério Duboc faz parte dos quadros da Polícia Federal desde 1984. Há 10 anos, ele se tornou delegado federal. Antes, era perito papiloscopista concursado. Dentre os cargos de destaque, o novo secretário, que tem 48 anos, já exerceu chefias em diversas áreas na Superintendência da Polícia Federal do Espírito Santo, foi presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado e coordenador- geral de Operações no Ministério da Justiça.

Na Secretaria de Ações Estratégicas, o delegado terá o desafio de coordenar as ações e os resultados do Programa Estado Presente, que tem o objetivo de reduzir os indicadores criminais. A Pasta também atua como interlocutora para a solução de problemas comuns na área de Segurança Pública com outras secretarias de governo, prefeituras, governo federal, Poderes Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil organizada.

O delegado federal Álvaro Rogério Duboc é conhecedor profundo dos problemas da segurança pública do Espírito Santo. É filho da delegada de Polícia Civil aposentada Zoraydes Duboc Farjado.

Ele atuou, mais recentemente, nas investigações da Polícia Federal que resultaram na prisão de políticos e empresários acusados de corrupção em Presidente Kennedy. E vinha investigando outras ramificações do grupo, dentro de operação denominada de Lee Oswald.

Mais uma vez, o governador Casagrande acertou duplamente numa escolha. Primeiro, por manter André Garcia na Sejus, onde está comandando uma verdadeira faxina; e, depois, por convidar o delegado federal Álvaro Rogério Duboc para a, talvez, mais importante secretaria de Estado, que é a Estratégicas.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger