Território da Paz: Juiz de Direito ajuda a afastar meninos do mundo das drogas em Colatina


Neste domingo (28/10) se comemora o Dia Nacional da Juventude no Brasil. Em Colatina, município localizado na Região Noroeste do Espírito Santo, um grupo de profissionais, instituições filantrópicas e a Polícia Militar arregaçaram as mangas e vão à luta em busca de difundir nas crianças e adolescentes a cultura da paz.

Há quase três anos, eles criaram o projeto Território da Paz, que nada tem a ver com o criado pelo governo federal. Coordenado pelo juiz de Direito Jaime Lievore, o projeto leva práticas desportistas e culturais a meninos e meninas de comunidades carentes e onde o índice de violência é grande.

Mais do que isso, o projeto Território da Paz em Colatina visa retirar crianças e adolescentes do mundo das drogas. Para tanto, conta com grandes aliados: os comerciantes dos bairros beneficiados pelos projeto.

No bairro Ayrton Senna, onde o projeto foi instalado em março de 2010, os bares só ficam abertos até as 23 horas:

“Fizemos um acordo com os donos de bares e eles aceitaram tranquilamente. Desde a implantação do projeto Território da Paz em Ayrton Senna, os bares fecham a portas no máximo até às 23 horas. Com isso, menos jovens e adultos  ficam perambulando pelas ruas. Depois dessa medida, alcançada por meio de diálogo, os índices de violência caíram sensivelmente no bairro Ayrton Senna. Crimes como homicídios, agressões, furtos, roubos e tráfico de drogas foram reduzidos”, comemora o juiz Jaime Lievore, titular dos Juizados Especiais Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Colatina.

O projeto leva, todos os dias, futebol, capoeira, artes marciais e músicas para jovens de Ayrton Senna. Lá, mais de 200 meninos e meninas são beneficiados pelo Território da Paz.

Além de profissionais como o juiz Jaime, o projeto conta com a participação de advogados, médicos, educadores e de instituições como o Rotary, Lions, Maçonaria e os religiosos Vicentinos. O Comando da Polícia Militar local instalou a Polícia Interativa no bairro Ayrton Senna e é uma forte parceira dos organizadores do Território da Paz.

O projeto vai se estender para outras regiões. O juiz Jaime Lievore informa que no dia 18 de novembro o Território da Paz chegará aos bairros Colatina Velha, Santa Margarida, IBC e São Vicente.

O grupo está iniciando uma campanha de arrecadação de recursos. Está sensibilizando empresários e pessoas físicas a indicarem, na hora da declaração do Imposto de Renda, destinação de recursos para o Fundo da Criança e Adolescentes:

“As pessoas não vão desembolsar nada. É sabido que, na hora de preencher o Imposto de Renda, quem tem imposto a pagar, pode, na declaração, indicar um percentual do que está pagando à Receita Federal para algum fundo criado pelo governo federal. Por isso, mostramos aos colatinenses a importância de indicar o repasse para o Fundo da Criança e Adolescentes. Nosso intuito é difundir a cultura da paz nas crianças”, ponderou o juiz Jaime Lievore.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger