Atualizado: Governador escolhe coronel Edmilton para assumir o comando geral do Corpo de Bombeiros

O governador Renato Casagrande escolheu o atual coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Júnior, para assumir o cargo de comandante geral do Corpo de Bombeiros. Ele vai substituir o coronel Fronzio Calheira Mota, que vai para a reserva. Calheira, no entanto, será subsecretário de Integração da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Inicialmente, o governador Renato Casagrande pensou no nome do coronel D'Isep para assumir o cargo, em razão de não querer movimentar o coronel Edmilton da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil pelos serviços e avanços à frente daquele órgão e não por questão de preferências por outros nomes, diferente do que este Blog informou, equivocadamente, anteriormente.

Porém, ao saber da intenção do coronel Edmilton em ser o comandante, Casagrande lhe fez convite e não por ser um consenso  interno.

Edmilton é, dentre os demais coronéis do Corpo de Bombeiros, o mais antigo da corporação. No entanto, foi escolhido também por conta de seus serviços prestados ao Estado ao longo dos últimos quase 30 anos.

De todo modo, a fórmula de escolher como comandante geral um coronel mais antigo, adotada desta vez pelo governador Casagrande no Corpo de Bombeiros (diferente do que fez na Polícia Militar quando escolheu o coronel Anselmo Lima para ser o seu primeiro comandante geral na PME),  garante uma estabilidade na cúpula de poder do Corpo de Bombeiros, refletindo positivamente na linha de comandamento vertical de cima para baixo. Ou seja: ganham a instituição e a sociedade, que terá bombeiros com moral elevado para prestar serviço de qualidade.

A escolha do coronel Edmilton, portanto, foi muito bem acertada: primeiro, por seus serviços prestados e por ser o maia antigo.

O governador Casagrande faz outra justiça. Devolve a um oficial militar a responsabilidade de fazer a integração dos demais órgãos de segurança pública com a Sesp, que é a nomeação do coronel Calheira para Subsecretaria de Integração. O coronel Calheira é um oficial que tem excelente trânsito na Polícia Militar e na Polícia Civil, além de ter suas habilidades e competência reconhecidas por toda sociedade.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger