Governo vai criar grupo de elite para atuar em momentos de crise nos presídios capixabas


O governo do Estado acabou de concluir um projeto que cria a Diretoria de Operações Táticas no âmbito da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), para atuar em momentos de crise no sistema penitenciário capixaba.


O projeto está na mesa do governador Renato Casagrande e a qualquer  momento segue para a Assembleia Legislativa. O novo órgão, que será um verdadeiro grupo de elite no sistema prisional, vai substituir a Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP) e dela farão partem, a princípio, 100 agentes penitenciários.

É provável que o quartel general do novo grupo de elite da Sejus fique instalado onde hoje está o velho prédio da Penitenciária Estadual de Pedra D’Água, em Vila Velha.

Tão logo a Diretoria de Operações Táticas saia do papel, os primeiros 100 agentes penitenciários serão escolhidos por meio de exigentes critérios que vão do físico ao intelectual,passando, é claro, pelo psicotécnico.

“Precisamos de profissionais qualificados técnica e emocionalmente falando. Vai ser um grupo para atuar, sobretudo, em momentos de crise nos presídios. Será uma espécie de tropa aquartelada, porque a meta do governo é de nunca deixar chegar aos momentos de crise”, disse uma fonte do Palácio Anchieta.

No futuro, é provável que o governo adquire também uma helicóptero para a futura Diretoria de Operações Táticas, em caso de necessidade para o deslocamento rápido a presídios localizados fora da Grande Vitória.

O Espírito Santo possui  uma população de 3.512.672 habitantes. Segundo a Sejus, até outubro deste ano, o Estado possuía a 10ª maior população carcerária do Brasil; ocupa a 8ª posição em taxa de encarceramento (355,06 por 100.000 habitantes) e tem um déficit atual de 1.759 vagas no sistema carcerário.

Até outubro, o Estado estava com 14.385 presos em suas 29 unidades prisionais. Em outubro, entraram no sistema 1.059 presidiários e saíram 1.151. O número de vagas é de 12.626. Por isso, o déficit de 1.759 vagas.


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger