Texto Atualizado: Ledir Porto vai ser o novo coordenador Estadual Sobre Drogas

O secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) de Vila Velha, Ledir Porto, deverá ser o novo coordenador Estadual Sobre Drogas. Convite neste sentido foi feito recentemente pelo governador Renato Casagrande (PSB). Segundo fontes do Palácio Anchieta, Ledir teria aceitado o convite e deverá assumir o cargo após o Réveillon.

Ledir Porto vai substituir o médico-psiquiatra Renato Carlos Vieira, cuja exoneração do cargo está publicada na edição desta quinta-feira (27/12) do Diário Oficial do Estado.

No final deste ano, Ledir deixa a direção da Semdes. O grupo político dele, liderado pelo prefeito Neucimar Fraga (PR), perdeu a reeleição em Vila Velha para o deputado estadual Rodney Miranda (DEM).

Ledir Porto, ao longo dos últimos quatro anos, realizou um excelente trabalho na área de segurança pública e defesa social de Vila Velha. Agiu com rigor – e em parceria com demais instituições policiais, Ministério Público e Judiciário –, ao mesmo tempo em que adotou uma política forte de prevenção ao uso, principalmente, de crack, reduzindo o número de “cracolândias” na cidade.

Ao mesmo tempo, revolucionou o combate à violência em Vila Velha, com a adoção do Policiamento Eletrônico, instalando câmeras de TV em várias regiões do município.

Além disso, criou a Guarda Municipal. E idealizou a instalação da Guarda Pacificadora, a ser implementada nas regiões de Santa Rita e Terra Vermelha – só resta saber se o futuro prefeito, Rodney Miranda, terá disposição e humildade de manter o ritmo sério, competente e eficiente da gestão adotada por Ledir Porto em Vila Velha. Só que até o momento a Prefeitura de Vila Velha não iniciou o curso de formação para os agentes aprovados no concurso da Guarda Municipal. O curso deveria ter começado desde agosto de 2012.

A Lei Complementar nº 25/11, de autoria do Governo do Estado, que criou a Coordenação Sobre Drogas, foi sancionada pelo governador Renato Casagrande em julho deste ano.
À Coordenação cabe articular e apoiar as ações que integram o Sistema Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas; coordenar a organização da rede de atenção ao dependente químico e seus familiares; e coordenar e financiar campanhas, estudos, pesquisas e avaliações sobre drogas.

Ela também tem a missão de criar e manter um sistema de informação atualizado das ações sobre drogas integradas ao Conselho Estadual Sobre Drogas (Coesad) e garantir o cumprimento das deliberações do Conselho, bem como fomentar a criação de Conselhos Municipais Sobre Drogas, entre outras atribuições.

A Coordenação está incluída na estrutura da Secretaria de Estado de Governo (SEG). A Coordenação Estadual Sobre Drogas foi criada graças a uma indicação parlamentar do deputado estadual Josias Da Vitória (PDT).



 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger