Secretário da Segurança muda a cor das viaturas da Polícia Militar e causa revolta entre os oficiais

Uma decisão do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, está causando revolta entre o oficialato da Polícia Militar do Espírito Santo. O secretário já teria autorizado a troca da cor e do layout das novas viaturas que chegarão ainda este ano à PM: sai a tradicional cor branca e entra a cinza.

Para alguns oficiais, a cor cinza era a marca principal utilizada pelas Policias Militares de todo o Brasil na época da ditadura militar, por imposição do Exército.

Segundo os mesmos oficiais, a cor cinza dificulta a visibilidade de uma viatura à noite, o que impede a população de ver a polícia e ter, assim, menos sensação de segurança:

“Na ditadura militar, a polícia usava viaturas camufladas. Era um tempo para ficar escondida. Agora vem o secretário da Segurança e, de forma brusca, lembrando a época da ditadura, muda a cor sem ouvir quem mais conhece do assunto, que são os oficiais da Polícia Militar”, disse um oficial.


Um exemplo que pode ser dado  são as viaturas que são doadas via Ministério da Justiça. Elas são brancas e adaptadas à realidade dos estados, que aproximadamente 98% são brancas. Ou seja, para mudar a cor, o Estado do Espírito Santo vai gastar mais.

As fotos mostram viaturas antigas de cor cinza.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger