Os bastidores da demissão do secretário da Segurança Pública: Só Henrique Herkenhoff foi surpreendido

A saída de Henrique Herkenhoff da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo já vinha sendo costurada pelo governador Renato Casagrande desde o final do ano passado, mas foi uma surpresa para o ex-secretário. Antes do Carnaval, o Blog do Elimar Côrtes já havia recebido informação de pessoas próximas ao governador dando conta que ele, intimamente, tinha dado prazo de dois meses para que  Herkenhoff adotasse novas medidas na área de segurança pública para melhorar os índices de redução de homicídios, que em 2012 foram inferior a 3%.

Casagrande tencionava, inicialmente, promover um troca-troca em seu governo, mantendo Herkenhoff na equipe: ele mandaria Henrique Herkenhoff para a Secretaria de Estado da Justiça e levaria André Alburquerque Garcia de volta à Secretaria de Segurança.

Na noite de quinta-feira, Casagrande se reuniu com alguns aliados em Brasília, incluindo um líder sindicalista ligado ao sistema prisional. Ouviu, novamente, muitas queixas em relação a Herkenhoff – os políticos, em sua maioria, reclamam dele desde o início da gestão, em janeiro de 2011.

Casagrande levantou-se na manhã desta sexta-feira (01/03) já com a decisão tomada: em vez de fazer o troca-troca, preferiu demitir seu secretário de Segurança e realizar mudanças na Sejus, com André Garcia retornando à Sesp – de onde ele saiu no final do governo Paulo Hartung e colocando em seu lugar, na Sejus, o promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira, que já ocupava o cargo de subsecretário de Justiça para Assuntos Prisionais.

Henrique Herkenhoff não imaginava que seria exonerado da Sesp. Quem participou da estranha entrevista coletiva que ele e André Garcia concederam nesta sexta-feira para anunciar a mudança percebeu em seu semblante o ar de surpresa e chateação.

Manteve, entretanto, a sempre gentileza e educação com os jornalistas – que foram algumas de suas marcas registradas no período de dois anos em que esteve à frente da Secretaria de Segurança.

Henrique Herkenhoff fazia planos para melhorar o combate à violência. Segundo fontes da Sesp, ele planejava reativar em outros bairros da Grande Vitória o projeto Territórios de Paz, que vem ajudando a Polícia Militar a reduzir a criminalidade na Região de São Pedro, em Vitória.

Este Blog foi o primeiro veículo de comunicação a anunciar a demissão do secretário de Segurança, que  pegou de surpresa até sua assessoria de imprensa. No início da tarde, contatada pelo Blog, a assessoria de imprensa de Henrique Herkenhoff afirmou desconhecer a informação. Para tanto, lembrou que o próprio secretário havia organizado para terça-feira (05) a realização do Seminário de Segurança Pública para a Imprensa, a partir das 13h30, no auditório do Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá.

Henrique Herkenhoff seria o primeiro palestrante, com o tema “Estratégia de Gestão da Segurança Pública”. O evento, caso seja mantido, vai reunir outras autoridades do sistema de segurança do Estado.

A realização do seminário é mais uma prova de que somente Henrique Herkenhoff foi surpreendido pela demissão.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger