“Operação Deus é contigo em tudo que fazes" apreende armas, munição e 8 mil CDs e DVDs piratas no Norte capixaba

Numa ação conjunta, as Polícias Militar e Civil aprenderam mais de 8 mil CDs e DVDs piratas, 14 armas de fogo de vários calibres, várias munições de diversos calibres e abordou várias pessoas. A ação, ocorrida em Pedro Canário, extremo Norte do Espírito Santo, nesta sexta-feira (07/06), fez parte da “Operação Deus é contigo em tudo que fazes" – Gênesis 21:22.

A operação teve o objetivo  de prevenir, reprimir e coibir atos antissociais e reduzir os índices de criminalidade nos bairros periféricos dos municípios da Região Norte,  especialmente os crimes de homicídio e tráfico de drogas. Teve ainda a finalidade de levar a presença da Polícia Militar às comunidades aos bairros com maiores índices de violência e criminalidade, visando à manutenção do clima de tranquilidade e paz social.

Em Pedro Canário, a ação foi desenvolvida por ordem do comandante do 13º Batalhão da PM (São Mateus), tenente-coronel Altiere De Carlo da Silva Machado, sob a coordenação do delegado de Polícia Civil Aldari da Silva Pimentel.

Segundo o delegado Aldari Pimentel, foram apreendidos 8.649 CD’s e DVD’s piratas, com a prisão em flagrante de quatro pessoas, que foram apontadas como os proprietárias dos seis pontos de venda das mídias no município.

A operação policial se iniciou às 13h30, com a saída simultânea das viaturas policiais em direção aos alvos previamente identificados pelas investigações policiais. Em 15 minutos, todos os alvos haviam sido abordados pelos policiais, com as prisões e apreensões. A rapidez do deslocamento dos policiais e a eficácia em que foram efetuadas as apreensões e prisões surpreenderam os criminosos e a população de Pedro Canário.

As investigações foram concluídas na manhã de quinta-feira (06/06). Por volta das 12 horas, foi protocolizada no Fórum de Pedro Canário a representação da Autoridade Policial pela expedição dos mandados de busca e apreensão.

O promotor de Justiça Felipe Pacífico de Oliveira Martins já aguardava a chegada do procedimento e se manifestou de forma rápida e favorável  pela expedição dos mandados. No final da tarde, os mandados foram expedidos pelo juiz Ricardo Furtado Chiabai.

As equipes de policiais militares e civis se reuniram para o cumprimento dos mandados por volta das 5 horas desta sexta-feira (07/06). O trabalho faz parte das metas do Governo do Estado no tocante à segurança pública, o controle e a redução dos índices de homicídios em todo o Estado, tendo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) a incumbência de coordenar ações conjuntas das forças policiais estaduais.

Nesse sentido, cabe às Polícias  intensificarem ações de policiamento nos municípios e locais onde os índices de criminalidade estejam em níveis considerados elevados. A Integração das Polícias Militar e Civil em Pedro Canário tem sido fundamental no combate à violência, provando que, quando todos estão coesos e com o mesmo propósito, os objetivos são alcançados.

O Governo do Estado do Espírito Santo criou o Programa Estado Presente para levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade, tendo como foco a concentração de esforços de todas as secretarias de governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.

Mais uma vez os números têm mostrado o resultado do envolvimento direto do Estado e os vários segmentos da sociedade em Pedro Canário, pois, nas últimas 24 horas, de posse de vários mandados de busca  e apreensão expedido pelo Poder Judiciário, as Polícias Militar e Civil efetuaram buscas e apreensões em diversos pontos do município. Consequentemente, os resultados dessas operações elevam ainda mais o engrandecimento das Polícias envolvidas e demais poderes, porque “a união faz a força”.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger