Capitão da Polícia Militar é indicado para disputar o prêmio Capixaba do Ano


Pela primeira vez, um policial militar foi indicado para disputar o prêmio Capixaba do Ano, oferecido pelo jornal A Gazeta. Por meio de seus leitores, o jornal elege as personalidades que mais se destacaram pelas iniciativas marcantes ou pioneiras em suas áreas de atuação no Espírito Santo. São 10 categorias, com três indicados cada uma: Designer ou Moda, Empreendedor, Esporte, Política, Tecnologia ou Inovação, Cultura, Educação, Saúde, Ação Social e Meio Ambiente. E é justamente nesta última que vem o capitão da Polícia Militar Roberto Martins (foto), que é o Seção de Comunicação Social do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Roberto Martins tem toda uma história de vida dedicada às boas causas. Tem fortes paixões pela família, ao seu trabalho na Polícia Militar e às artes. É apaixonado por fotografias, sobretudo fotos que representam o meio ambiente,algo que ele tanto defende. Passa horas parado no meio de uma floresta para fotografar um beija-flor ou o namoro de outros pássaros.

Formado em História e pós-graduado em História Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Roberto Martins está na Polícia Militar há 30 anos, sendo os quatro últimos com atuação no Batalhão Ambiental.

Já  comandou a 4ª Companhia do Batalhão Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim e o 2º Pelotão em Guaçuí, abrangendo 27 municípios do Sul do Estado, com destaque para a Região do Caparaó. Juntamente com o Batalhão, foi vencedor da categoria “Uso Eficiente dos Recursos Públicos” do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (INOVES) em 2012, com o projeto “Policiamento Ambiental Eficiente”.

"O objetivo desse projeto é ampliar o atendimento preventivo e repressivo às ações educacionais e a divulgação dos resultados das atividades, inclusive por meio da imprensa, com o intuito de conscientizar a sociedade acerca das questões ambientais", explica o capitão Martins.

Dois anos após a implementação, o programa já contabiliza mais de 1.100 reportagens sobre a temática. O projeto também foi selecionado e apresentado em abril deste ano no VI Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), em Brasília, considerado o maior congresso de gestão pública do País.

A paixão do capitão Roberto Martins pela Polícia Militar e à defesa do meio ambiente é tamanha que, em outubro deste ano, ele foi para a reserva remunerada após 30 anos de atividade profissional. No entanto, retornou ao Serviço Ativo Voluntário imediatamente.

A esposa de Martins é a sargento Analzira Dias de Araújo Martins, que trabalha na parte operacional e também atua como educadora Ambiental na Região do Caparaó da Polícia Ambiental. Toda família do capitão é engajada na causa do meio ambiente. A filha, Maria Alice Martins, 4 anos, já tem sua farda da Ambiental e acompanha as solturas de animais silvestres e participa das ações de educação ambiental - palestras e exposições. Quer ser policial militar quando crescer e atuar na defesa do meio ambiente.



Bem, mãos às obras militares e defensores do meio ambiente. Para eleger Roberto Martins como Capixaba do Ano na categoria Meio Ambiente, basta acessar o site do Gazeta Online. O capitão merece e a Polícia Militar, com certeza, ficará orgulhosa de ter um de seus integrantes entre as personalidades que mais se destacam no Espírito Santo. O link para votação é http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/11/eu_aqui/1468128-capixabas-do-ano-quem-merece-ser-o-destaque-de-2013.html

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger