Presidente do Tribunal de Justiça elogia a criatividade do Comandante Geral da Polícia Militar

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, elogiou a criatividade do comandante geral da Polícia Militar, coronel Edmilson dos Santos, após assinatura de convênio entre o TJES e a PM, que vai permitir a contratação de 120 policiais militares da reserva para fazer a segurança armada nos Fóruns do Estado.

"O Comando Geral da PM é muito criativo. Consegue colocar policiais em todos os cantos do Estado, mesmo com defasagem de efetivo", destacou o presidente do Tribunal de Justiça. O desembargador Pedro Valls também enalteceu a integração entre as instituições que pertencem ao “mundo das leis” como forma de ajudar a população a resolver seus conflitos e contribuir para uma melhor segurança pública.

A fala do presidente Pedro Valls se deu no momento em que assinava com o coronel Edmilson dos Santos o convênio que vai possibilitar a contratação de policiais militares da reserva remunerada para fazer a segurança nos Fóruns do Estado.

“Esta parceria vai fazer com que passemos a contar com uma força de trabalho que queria trabalhar, mas a lei impedia, que é o retorno à ativa de policiais militares da reserva”, destacou o presidente Pedro Valls Feu Rosa. “Costumo dizer que o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e a Polícia estão no mesmo barco, o chamado mundo das leis. Quando o mundo das leis é abalado, o custo recai sobre as instituições", enfatizou o desembargador.

O convênio firmado na manhã de terça-feira (19/11) entre o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado vai possibilitar que policiais militares da reserva remunerada sejam contratados para fazer segurança de magistrados e a vigilância e segurança das audiências nos Tribunais dos Júris, dos edifícios sedes das Comarcas e o transporte de armamentos e objetos que fazem parte do corpo de provas dos processos judiciais.

O convênio foi assinado pelo presidente Pedro Valls Feu Rosa e o comandante geral da PM,  coronel Edmilson dos Santos, no Quartel da PM, em Maruípe. A cerimônia teve as presenças do presidente da Comissão Institucional de Segurança do Poder Judiciário capixaba, desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho; e os diretores dos Fóruns das Comarcas de Vitória, juiz Marcelo Loureiro, de Vila Velha, juiz Carlos Magno Moulin Lima, e de Cariacica, juiz Fábio Brasil Nery.

“Esta parceria é uma grande marca na vida do Judiciário do Espírito Santo", comentou o  desembargador Telêmaco Antunes de Abreu.

O comandante geral da PM, coronel Edmilson dos Santos, destacou a parceria que a corporação vem promovendo com o Judiciário e outras instituições em busca de melhorar a segurança pública no Estado.

“A PM está sempre realizando operações com o apoio do Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil. Buscamos incessantemente parcerias com outras instituições, mantendo sempre o respeito à ética. Reconhecemos que a sociedade almeja uma segurança pública unida”, disse o comandante Edmilson dos Santos.

O coronel classificou como histórica a parceria que acaba de ser firmada entre o Tribunal de Justiça e a Polícia Militar: “O convênio vai nos possibilitar dar segurança à população que vai às fóruns; aos magistrados; servidores. É um momento histórico, porque estamos buscando completar a cultura de segurança no Judiciário. É um convênio que interessa, sobretudo, à sociedade. Um magistrado precisa de segurança para manter independência em suas decisões. Podem ter certeza que nossos policiais da reserva remunerada são bem treinados e capacitados para cumprir mais essa missão”.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, reafirmou que, mesmo com o convênio firmado com a Polícia Militar, o Judiciário manterá sua política de reforçar a vigilância nos Fóruns com a aquisição de equipamentos eletrônicos, como detectores de metais, alarmes e outros objetos.

Também ressaltou que o Tribunal reforçará a vigilância patrimonial nos Fóruns com seguranças privados. A administração do TJES anuncia que, a partir do próximo dia 28 deste mês, as maiores Comarcas do Estado terão vigilância 24 horas por dia, implicando num aumento de 94% no número de vigilantes para dar maior segurança ao funcionamento da Justiça no Estado.


(Crédito da foto: Assessoria de Imprensa do TJES)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger