Com os números de homicídio em alta, começam as mudanças na cúpula da Segurança Pública do Espírito Santo

O subsecretário de Estado de Inteligência e Integração Correicional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Nilton Souza Siqueira, e o Assessor Especial da Sesp, coronel Ronalt Willian de Oliveira, não mais integram a cúpula da Segurança Pública capixaba. A exoneração dos dois, que já vinha sendo comentada nos bastidores, está publicada no Diário Oficial do estado desta terça-feira (04/02).

A saída dos dois profissionais – a pedido, segundo o Diário Oficial – abre caminho para que o governador Renato Casagrande possa fazer novas mudanças na Pasta. Nilton Siqueira é delegado aposentado da Polícia Federal, enquanto o coronel Ronalt Willian foi comandante geral da Polícia Militar, antes do atual, Edmilson dos Santos.

Renato Casagrande está insatisfeito com os resultados alcançados até agora pela Sesp. Até o dia 30 de janeiro, o Estado já havia registrado 163 homicídios, contra 140 no mesmo período de 2013, um aumento de 19,3%. Na Grande Vitória, o índice de aumento foi maior: chegou a 24,4% nos primeiros 30 dias de 2014. O número de assassinatos pulou de 90, no passado, para 112 este ano.

A Região Norte foi onde ocorreu o menor crescimento. Registrou 42 homicídios este ano, contra 40 em 2013: aumento de 5%. Já a Região Sul, onde normalmente havia sempre queda, o crescimento chegou a 30% do dia 1º a 30 de janeiro: saltou de 10 para 13 homicídios.

Números parciais  já são do conhecimento do governador Renato Casagrande. Os atualizados serão apresentados nesta quarta-feira (05/02), na reunião do Estado Presente.

Segundo fontes do Palácio Anchieta, outras mudanças estão para acontecer.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger