Coronel Calheira é o novo secretário de Segurança Urbana de Vitória

O ex-comandante do Corpo de Bombeiros, coronel da reserva Fronzio Calheira Mota, deixou a Subsecretária de Estado de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Defesa Social. Depois de realizar um excelente trabalho na Sesp, o coronel Calheira assumirá a Secretaria de Segurança Urbana de Vitória.

Ele entrará no lugar do tenente-coronel  Welington da Costa Ribeiro, que voltará às suas atividades na Polícia Militar. A posse do coronel Calheira na Prefeitura Municipal de Vitória deverá acontecer nos próximos dias.

Em seu site, a Prefeitura de Vitória informa que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) foi criada pela Lei 6.529/2005, sendo suas atribuições definidas pelo Artigo 18. A secretaria trabalha para propor e executar ações de prevenção à violência e à criminalidade a partir de estratégias de inclusão social, desenvolvendo ações para um trânsito mais humano e seguro, buscando a participação comunitária no desenvolvimento das ações e atuando de forma efetiva no monitoramento da cidade, através do sistema de videomonitoramento que contribui para a gestão do município, garantindo o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos.

A Guarda Civil Municipal é subordinada à Semsu e responde por parte dos projetos da secretaria. A atuação dos Agentes de Trânsito e dos Comunitários de Segurança obedece as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Na Sesp, o coronel Calheira ficou à frente do grupo que organizou um grupo que estudou a instalação, num único espaço, das Corregedorias ligadas à Secretarias de Segurança e de Justiça. Em setembro do ano passado, o governo do Estado publicou edital para a compra de um imóvel onde possam funcionar as Corregedorias das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Sejus e do  Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). No mesmo espaço físico serão instaladas também  a Subsecretaria de Estado de Inteligência e Integração Correcional (SEI) da Sesp e o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc).

Outro estudo elaborado pelo coronel Calheira é instalação de uma academia única também em mesmo espaço para as polícias Civil e Militar.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger