‘Estado Presente’ celebra três anos de implantação com realização do 1º Diálogo Regional Sobre Segurança Cidadã

O Programa Estado Presente completa três anos neste mês de maio. Para celebrar a data, o governo do Espírito Santo vai realizar, nos dias 26 e 27, o 1º Diálogo Regional Sobre Segurança Cidadã, com a presença de conferencistas do cenário nacional e internacional. Mais: vai sacramentar parcerias com organismos mundiais com o intuito de ampliar o programa, que visa, sobretudo, ajudar no combate à violência por meio de ações sociais – com investimentos na educação, esporte, lazer e cultura para atender crianças, adolescentes e jovens – nas regiões de vulnerabilidade, mas sem perder de vista a guerra diária a criminosos.

O 1º Diálogo Regional Sobre Segurança Pública será aberto pelo governador  Renato Casagrande (PSB), em solenidade no Salão São Thiago, no Palácio Anchieta, na Cidade Alta, a partir das 19h30 do dia 26. No dia seguinte, já no Centro de Convenções de Vitória, no bairro Santa Lúcia, acontecerão os ciclos de palestras pela manhã e à tarde. Nesse dia 27, haverá formação de quatro mesas para diálogo.

Há  confirmação de palestras de nomes importantes, como Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Nívio Nascimento, oficial de programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC Brasil); Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública( FBSP); e José Luiz Ratton, coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Criminalidade da Universidade Federal de Pernambuco.

Também farão palestra os secretários Álvaro Rogério Duboc Fajardo, da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, e da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.  Garcia, aliás, foi o primeiro chefe da SEAE, em cuja gestão foi implantado o Estado Presente.

O secretário Álvaro Duboc ressaltou nesta quinta-feira (15/05) a importância das parcerias que o Estado Presente conquistou ao longo dos três anos de implantação. Uma delas é com o Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef). “Vale destacar que o Espírito Santo é o primeiro e único Estado do País com quem o Unicef formalizou parceria para um trabalho de prevenção”, explicou o secretário.

Outra boa notícia a ser dada aos capixabas será no campo de apoio financeiro externo. O Banco Interamericano de Desenvolvimento vai ajudar a ampliar ações com aporte de 56 milhões de dólares para o Estado, valor a ser aplicado nos próximos cinco anos:

“Já recebemos três missões do Banco Interamericano: a missão de reconhecimento, orientação e análise. O Estado do Espírito Santo cumpriu todas as condicionantes exigidas pela instituição financeira. Só falta a assinatura do contrato, o que acontecerá em breve”, disse Álvaro Duboc.

O secretário de Ações Estratégicas faz questão de ressaltar outras parcerias externas do Estado Presente, como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Instituto Sou da Paz.

Em próxima postagem, o secretário Álvaro  Duboc fará um raio-X do Programa Estado Presente nesses três anos. “Posso garantir que o Estado Presente está contribuindo para redução da criminalidade e, ao mesmo tempo, provocando uma mudança cultural no comportamento de instituições em nosso Estado”, antecipa Álvaro Duboc.

Foto: Ação Integrada Pela Cidadania.
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger