Delegado Fabrício Dutra fala da satisfação de assumir a Secretária de Segurança Pública e Defesa Social de Cariacica

O delegado de Polícia Civil Fabrício Dutra é um profissional destemido. Sua vida é recheada de desafios. Em 1987, fez vestibular e foi aprovado para o curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Era novo, tinha apenas 17 anos de idade, precisava trabalhar e passou a ajudar o pai no comércio: a família era dona da antiga loja Dragão dos Retalhos, na Vila Rubim, em Vitória.


Acabou não fazendo Jornalismo, que ainda é um de seus sonhos. Se a imprensa perdeu um profissional, o sistema de Justiça ganhou um delegado competente, respeitado e querido pelos colegas – seu trabalho é admirado por policiais civis, militares e federais – e pela sociedade. Anos mais tarde, ele foi convidado a fazer o curso de Direito no Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc). Aceitou o desafio: fez vestibular e foi aprovado. Fabrício Dutra foi aprovado no concurso público de 2006 e no ano seguinte assumiu o cargo de delegado de Polícia Civil.

Fabrício Dutra continua enfrentando desafios. Hoje, ele é secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Cariacica – o primeiro a assumir a Pasta, criada recentemente pelo prefeito Juninho (PPS).

A chegada de Fabrício Dutra na Secretaria de Segurança Pública de Cariacica seu deu por seu trabalho na Polícia Civil. Antes de assumir a Pasta, ele passou pelas Delegacias de Barra de São Francisco – a terra natal de seus pais e avós –, São Gabriel da Palha, Departamento de Polícia Judiciária de Vila Velha, Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa e o Grupo de Operações Táticas. Ultimamente, estava na Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (Dame).

Para escolher Fabrício Dutra como seu primeiro secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, o prefeito Juninho se reuniu com o governador Renato Casagrande. Levou ao governador o perfil do profissional que gostaria de ter ao seu lado. Casagrande, como conhecedor profundo dos gestores de todos os setores de seu governo, logo lembrou de Fabrício Dutra. O governador falou, então, com o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Júnior, que concordou em ceder o profissional.

“Para mim, ser convidado para assumir a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Cariacica é o reconhecimento da carreira de policial, sem distinção de corporação, seja ela Militar ou Polícia Civil. É um orgulho muito grande. O importante, porém, é que sejam alocadas na área pessoas que têm conhecimento de segurança pública”, comenta o delegado Fabrício Dutra.

O novo secretário tem inúmeros planos para Cariacica. Ele conta com 19 agentes de trânsito, que eram lotados, anteriormente, na extinta Secretaria Municipal de Transportes. O prefeito Juninho já autorizou concurso para a contratação de mais 20 agentes, o que deverá ocorrer até o final deste ano. Fabrício Dutra planeja colocar nas ruas uma Guarda Municipal, o que está previsto para 2016:

“Primeiro, é preciso estruturar a Base dos Agentes de Trânsito. Já compramos cinco motocicletas e novos veículos. Onze dos atuais agentes de trânsito farão curso de formação no Sesc/Senat. Os demais já se formaram”, disse o secretário.

A Secretaria é dividida em três gerências: Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil. A Gerência de Segurança Pública está focada no programa de videomonitoramento. O setor já conta com nove câmeras e recebeu 80 do governo do estado que já foram instaladas. Até o final de setembro, mais 20 câmeras, repassadas também pelo governador Renato Casagrande, chegarão a Cariacica. As 100 câmeras doadas pelo governo Casagrande fazem parte do projeto Olho Digital, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Outra ação que está sendo desenvolvida pelo secretário Fabrício Dutra é a instalação, dentro do Palácio Municipal, próximo ao trevo de Alto Laje, da sala que vai gerenciar a central de videomonitoramento. Segundo Fabrício Dutra, a central vai ser interligada aos terminais de ônibus do Transcol em Cariacica – Itacibá, Campo Grande e Jardim América –, que estão ganhando câmeras. O coordenador da central vai sei o experiente capitão Charles, oficial da reserva da Polícia Militar. Para a Gerência de Defesa Civil, Fabrício Dutra vai convidar um oficial da reserva do Corpo de Bombeiros.

Mais um detalhe importante: Fabrício Dutra é do tipo de profissional que não teme desafios. E mais, conta com apoio irrestrito do prefeito Juninho, dos demais secretários municipais e de seus colegas de profissão – policiais – para desenvolver um trabalho em prol da segurança pública de Cariacica.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger