Candidato do PT elogia Estado Presente e defende a criação de uma Divisão de Tóxicos e Entorpecentes na Polícia Civil

O deputado estadual Roberto Carlos (PT) acaba de ser sabatinado pela Rádio CBN Vitória. O candidato petista ao governo do Espírito Santo elogiou o Programa Estado Presente e garantiu que, se for eleito, vai aumentar o combate aos crimes contra a vida com a criação de uma Divisão de Tóxicos e Entorpecentes.

O governador Renato Casagrande (PSB), o primeiro a ser entrevistado pela CBN na segunda-feira, já havia declarado que em seus planos está em transformar a Deten (Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes) da Polícia Civil em uma divisão.

Hoje, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa já possui em sua estrutura um núcleo de combate ao tráfico de drogas. Foi criado pelo governo Casagrande porque a maioria dos assassinatos ocorridos no Espírito Santo está ligada ao tráfico.

O candidato Roberto Carlos também não soube esclarecer quando questionado pelos apresentadores da CBN o que quer dizer “combater o crime com inteligência”. “Ora, inteligência é o uso de equipamentos; gravações...Isso eu nem posso dizer”.

O que o deputado quis informar é que, no seu entender, a polícia capixaba necessita de equipamentos mais modernos para auxiliar uma investigação, como os que permitem escutas telefônicas. A polícia já possui essa tecnologia, que somente pode ser usada com ordem da Justiça.

Roberto Carlos, entretanto, deixou claro que sua prioridade é a redução no número de assassinatos, embora não tenha estabelecido metas: “Se eu for eleito, vou criar a Divisão de Tóxicos e Entorpecentes. Pelo menos 60% dos homicídios estão ligados ao tráfico de drogas. Precisamos combater os homicídios contra jovens e negros e que acontecem nas periferias”, disse Roberto Carlos.

O candidato petista reconheceu virtudes no atual governo por conta das ações de combate à criminalidade: "Sou testemunha de que o atual governo está contratando policiais. Acho que a concepção do Estado Presente é correta, mas acho tímidas as políticas públicas nas regiões do Estado Presente".

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger