Sociedade chama de “vergonhosa, mentirosa e dissimulada” nova virada do delegado Fabiano Contarato

A mais nova mudança de comportamento do delegado Fabiano Contarato, que chefiava a Delegacia de Delitos de Trânsito, causou perplexidade e revolta nas redes sociais. Críticas de todos os lados surgem a cada momento em cima do delegado, que decidiu mudar de lado na política mais uma vez e anunciou apoio à candidatura de Paulo Hartung (PMDB) ao governo do Estado. Antes, Contatato fez juras de amor à candidatura à reeleição de Renato Casagrande (PSB).

Ninguém duvida da competência e seriedade com que o delegado e professor de Direito Fabiano Contarato conduz sua trajetória profissional. No entanto, em alguns momentos o delegado deixa a emoção falar mais alto do que a razão e atropela quem está a sua frente. Justamente ele, que durante muitos anos tem sido o responsável em investigar, indiciar, “punir”, “denunciar”  e “julgar” motoristas que atropelam pessoas na rua ou praticam outros tipos de acidentes automobilísticos.

Fabiano Contarato já havia atropelado, com seus gestos de surpresa, todos e a todas quando decidiu entrar no mundo político. Em agosto do ano passado, Contarato deu entrevista ao jornal A Tribuna em que, depois de muita insistência da repórter, declarou que, "se fosse para o bem da sociedade", ele entraria na política. O jornal retratou as declarações do delegado com um título forte, afirmando que ele admitia disputar um cargo político.

Fabiano Contarato não gostou do título e negou, pelas redes sociais, a informação do jornal. Desmentiu o título, mas confirmou as declarações (uma contradição). Continuou insistindo que somente entraria na política "para o bem da sociedade". No dia 4 de outubro de 2013, veio a surpresa: contrariando todo seu perfil, o delegado se filiou ao Partido Republica (PR), do senador Magno Malta, que cumpriu compromisso até o fim e garantiu a candidatura de Fabiano Contarato ao Senado. Magno Malta contrariou antigos aliados, mas manteve sua palavra.

Depois que a campanha ganhou às ruas, Fabiano Contarato já era considerado o maior nome na disputa para o Senado. Venceria com certa tranquilidade. Porém, no dia 14 de julho deste ano surge a maior surpresa: Fabiano Contarato, alegando motivos pessoais, abandonou a candidatura, deixando órfãos milhares de capixabas que estavam ávidos por um nome novo e leve na política.

Há uma semana, Fabiano Contarato pediu para sair da Delegacia de Delitos de Trânsito. Pediu para sair por meios nada convencionais. Primeiro, através de sua página no facebook; depois, em entrevista à imprensa.

Fabiano Contarato sempre procurou ser um profissional zeloso, mas comete muitos excessos em seus atos profissionais e pessoais. Na última sexta-feira, quando a coluna Victor Hugo, de A Gazeta, informou que Fabiano Contarato estaria indo para a Divisão de Acompanhamento Processual da Corregedoria Geral de Polícia Civil, o delegado espinafrou novamente: criticou, em entrevista aos jornais, que estava chateado por ter tomado conhecimento der sua nova função por meio da imprensa.

Logo ele, que só toma decisões através da imprensa: é por meio dos jornais, TVs e rádios que Contarato indicia, denuncia, julga e condena acusados de cometer acidentes de trânsito; é por meio da imprensa que o delegado critica seus superiores, briga com outros órgãos públicos e anuncia apoio a esse ou aquele candidato ao governo do Estado – o nome de quem ele apoia, depende do humor do delegado.

Fabiano Contarato foi mais além: menosprezou seus colegas que já passaram pela Divisão de Acompanhamento Processual da Corregedoria, criticando que a unidade é para “burocratas”. Não sabe ele que por lá já passaram profissionais  competentes, sérios e honestos, que mais tarde comandaram a Polícia Civil.

Na segunda-feira (08/09), dia do feriado pelo aniversário da capital capixaba, Fabiano Contarato apareceu de novo como super star. Por meio de sua página no facebook, ele criticou o governo do Estado e anunciou que está apoiando Paulo Hartung para o governo do Estado. Foi mais um gesto de deselegância de Contarato, sobretudo com o governador Renato Casagrande, que o recebeu de braços abertos quando o delegado quis ser candidato ao Senado pelo PR.

As mudanças de comportamento do delegado Fabiano Contarato não surpreendem mais, mas são espetaculares. Veja o que ele disse sobre o governador Renato Casagrande no dia 10 de julho deste ano, em evento no cerimonial Portomare, na orla de Camburi, em Vitória, durante encontro de entidades de classe dos policiais civis com o candidato à reeleição, Casagrande – na ocasião, Fabiano Contarato ainda era candidato ao Senado:

“Quando as pessoas me perguntam por que escolhi por estar nesta equipe, digo que é porque o governador Casagrande é o único disposto a discutir a segurança pública com a sociedade. Coragem e ousadia para enfrentar à criminalidade, com transparência e competência, é o que não faltam ao nosso governador”.

Por conta de sua nova atitude, Fabiano Contarato recebeu elogios de seus fãs nas redes sociais, mas também bastante críticas. Juliano Simão: “Admirei sua atitude inicial, mas a mudança de lado pegou muito mal. Incoerente!”

Carolina Cyrino: “Estava lendo bem entusiasmada a sua carta aberta, por ser admiradora do seu trabalho. Infelizmente ao final ler o apoio ao PH me decepcionou, principalmente no que diz respeito a segurança pública. Assim também como fiquei decepcionada pelo apoio ao Magno Malta no início do ano. Mas, é apenas minha opinião e respeito o senhor pelo relevante trabalho desenvolvido em nosso Estado.”

Jose Miranda Lima: “Ele demorou para explicar a sua renúncia intempestiva em concorrer ao senado. Às razões, já era por todos sabido. Abriu mão da candidatura ao senado, para apoiar o candidato de Hartung, em troca de um cargo relevante no possível governo do Paulo. É uma grande contradição desse senhor. Bobo, ele não tem nada. Só que o tiro vai sair pela culatra.”

Jose Lamartine Lucas Loureiro: “VIRA!VIRA! DESDE A SAIDA DA CANDIDATURA ao senado havia dito ! Dedo de PH !! MEU conceito sobre o Sr. Delegado caiu ao fundo do poço ! Essa manifestação política. demonstra a pura verdade! Vou reproduzir um vídeo com sua veemência em apoiar "um homem honesto " RENATO CASAGRANDE ,com que foi Delegado por tres anos e meio ! Deixa duvidas , Delegado , deixa dúvidas. O sr foi nomeado para corregedor . Poderia punir os impunes!! Jogo político a que custo. Depois das pesquisas?
Com a minha decepção....”

Walace Marrocchi: “Cara, eu te admirava demais! Mas estou ainda tentando entender as decisões que vem tomando nos últimos meses. Há pouco tempo você estava ao lado do governador Renato Casagrande lançando sua candidatura ao Senado. Depois, do nada, resolveu desistir da candidatura. Como se lançar esperança no povo capixaba fosse uma brincadeira: um dia brinco, outro não. Agora, para desalinhar de fez, resolve apoiar Paulo Hartung publicamente. Os motivos narrados pelo senhor, caso comprovados, poderiam sim, embasá-lo a tomar tal atitude. Mas se tudo isso estava acontecendo nesses anos, porque ao decidir ser candidato ao Senado não escolheu o grupo do candidato que você diz apoiar agora? Contarato, meu caro, respeito suas decisões apesar de não concordar com elas. E eu só espero que você não tenha se rendido a forma mais suja de fazer política. O tempo será capaz de responder! Abraço.”

Micheline Siqueira: “Que virada é esta Delegado??? Vergonhosa! Estava presente no lançamento da Candidatura do Governador Casagrande, quando você, ainda candidato ao Senado, fez um longo discurso de apoio ao nosso governador, cheio de elogios e admiração!
Agora muda de lado e declara apoio a quem te perseguia. O governo de Paulo Hartung foi o CAOS em segurança pública, fora os escândalos de corrupção!!!
Quer aplausos com sua atitude?
Pois merece muitas vaias!”

Simone Modolo: “Como servidor público íntegro e homem de caráter, não esperava outra posição do senhor, Delegado! Estamos todos muito felizes com o seu posicionanento. O senhor é um homem verdadeiro e não combina com as velhas práticas da velha política! Seja muito bem vindo!!!”

Walace Marrocchi: “Mudou muito rápido, meu caro!
Já era esperado...Uma pena!”
http://www.youtube.com/watch?v=D8MX4mD3tzA

Adiel Silva Santos: “Primeiramente digo: Não sou amigo do Contarato nem no face. Adiel Carteiro Poeta vota em Paulo Hartung há várias eleições. Agora, pergunto ao senhor Delegado: Não voltará atrás da decisão? Espero que não! Abraços”

Irala Clícia: “Graças a Deus o doutor fez uma análise ante a decisão anteriormente de candidatura ao Senado na coligação do atual governo, voltar, rever, apoiar um novo candidato, gritar, mudar a opinião, é uma atitude somente para os fortes, para os valentes, para os íntegros. Sua trajetória será grande, e a recompensa um dia virá. Parabéns por você se posicionar e não ter preconceito em relação a isto. Mostra ainda mais a pessoa de caráter que és. Te admiro demais, cada vez mais! Deus te abençoe!”

Antonio Miranda: “Aproveite sua indignação e investigue o sumiço dos R$ 25 milhões, no governo PH, do Posto Fiscal fantasma em Mimoso do Sul, dr. Contarato!”

Jose Lamartine Lucas Loureiro: “Agora que está no time investigue o que foi feito da sentença exarada pelo Desembargador Feu Rosa na Operação Lee Oswald.. na qual requer profunda investigação do Então Governador Paulo Hartung e seu secretario de fazenda , Sr. Teófilo!
ESTADO DO ESPi:R.ITO SANTO PODER JUDICIARIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
PRIMEIRA CAMARA CRIMINAL
INQUERITO POLICIAL N° 1001200023 1 4 (0502/2011)
A operação “Lee Oswald” da Polícia Federal
(Leia a decisão especialmente da pág.137 a 156)”

Jose Lamartine Lucas Loureiro: “Delegado Contarato , há pouco tempo atras..
Trecho de entrevista dada pelo delegado Fabiano Contarato ao jornal A Gazeta dia 06/08/2014

Após silêncio, delegado Fabiano Contarato diz que teve coragem

... Problema com PR?

Não. Não foi por causa de partido A, B ou C. A decisão foi minha. Se não tiver reforma política, não tenho perfil para ser político. Foi um processo angustiante. Depois da renúncia nunca tive contato com ninguém.
...
Casagrande

Eu disse a ele na reunião que era irredutível. Não pensei em voltar atrás. Fui com decisão tomada. Foi muito difícil ter a conversa com o governador. Tem que ter muita coragem para fazer o que eu fiz. Ele queria que eu me mantivesse. No que eu puder, humildemente, vou contribuir com ele. Declaro meu apoio incondicional ao governador. Ele tem investido mais na area social. Tenho percebido....

... uma briguinha administrativa mudou tudo?”


Keyla Martins: “Só achei desnecessário e injusto vc denegrir a imagem de um governo que te acolheu tão bem para justificar mais uma das suas decisões... Agora, quanto apoiar um ou outro é direito seu.”

Catia Da Silva Pereira: “Te admiro muito mas apoiar ph que nunca em seu governo apoiou a policia civil. ? Desculpa mas é lamentável”

Moacyr Simões: “Tem caroço nesse angu!!!! Um dia ao lado de Casagrande como candidato ao senado, depois apoiando ao aliPH!!!!!!!Sei não hein!!!! Temos que lutar por nossas escolhas e não pot achar que iria perder, trocar de lado!!!!”

Lindomar Gomes: “NUNCA imaginei que o Contarato fosse capaz de aprontar uma dessas.
Um homem que sempre levantou a bandeira da sinceridade, da honestidade, dos princípios éticos e morais e faz um papelão desses?
Mentir, fazer uma dissimulação dessa, usar-se de um factóide para justificar uma mudança ridícula de apoio político.”

Efrem De Brito Silva: "Que decepção caro amigo Fabiano Contarato, isso não é motivo para apoiar PH, pq como disse o ex-governador Max Mauro, "voto emRenato Casagrande, pq sobre o governo dele não paira nenhuma mancha de corrupção", e agora vc vem com essa história, aí tem dedo do PH, é motivo político, e vc na carta anterior falou que era por motivos pessoais, sinto muito por essa sua mudança e como só lhe quero bem, espero que reveja essa posição, pq essa pessoa que vc esta defendendo, deixou o governo em 2009 com a maior taxa de homicídios, o que vem decaindo ano a ano no governo atual, fora a grande quantidade de PM's e PC's contratatos no atual governo, isso sim é investir na segurança pública. E olha que vc tinha meu voto e de minha família. Abraços e repense sobre isso, falo como um amigo que deseja seu bem."


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger