Governador Casagrande recepciona os novos 1.075 alunos soldados da Polícia Militar

O governador Renato Casagrande (PSB) recepcionou na manhã desta quarta-feira (26/11) os novos 1.075 alunos soldados, que iniciam o Curso de Formação de Soldados (CFSd 2014/2015) da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. A solenidade aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da corporação, em Tucum,  Cariacica.

Esta é a segunda turma contratada no último concurso público que selecionou 2.100 novos soldados combatentes da PMES. Esta seleção é considerada a maior da história da Polícia Militar. A primeira turma, com 1.060 alunos, se formou em agosto de 2014. Devido ao grande número de alunos, o curso de formação foi dividido em duas turmas.

“Fizemos os maiores investimentos da história do Estado em segurança pública, no primeiro programa bem estruturado de redução da criminalidade, o Estado Presente, que tem resultados positivos como a diminuição, ano a ano, dos homicídios no Espírito Santo. Um dos pilares do Programa é a recomposição policial, porque não se faz segurança sem investimentos sociais, como também não se faz sem polícias. Tenho um profundo agradecimento à PMES, à Polícia Civil e aos Bombeiros capixabas, que foram determinantes para os nossos resultados de gestão”, afirmou o governador Renato Casagrande, diante os mais de mil alunos soldados.

O comandante geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos, ressaltou que as novas contratações irão possibilitar aumento das ações de segurança no Estado. “Pela primeira vez na história da PM estaremos com o quadro organizacional completo, com mais de 10 mil militares. Os novos combatentes irão reforçar a segurança da população após concluírem o curso de formação de soldados em julho de 2015”, disse o comandante.

No período compreendido entre 2011 e 2014, 3.945 policiais militares foram incorporados à instituição. Destes, 96 como alunos oficiais e 3.849 alunos soldados. Durante o curso de formação os alunos recebem a remuneração de R$ 1.112,14. Após a conclusão do treinamento, o salário do soldado combatente é de 2.631,97.

A aluna soldado Bruna Moura diz que ingressar na PMES é motivo de honra. “É emocionante e até difícil descrever a sensação de estar ingressando na Polícia Militar. É uma honra para mim. Também quero parabenizar a PM pela atenção dada aos alunos soldados. A recepção foi muito calorosa”, disse a aluna.

A opinião do aluno soldado Eduardo não é diferente. “É uma satisfação fazer parte desta instituição que, com 180 anos, é a mais antiga do Espírito Santo. A PM trabalha em prol do combate à criminalidade e vou me dedicar muito para fazer parte desta história”.

Ao todo, 1.075 alunos soldados se apresentaram durante a solenidade de abertura do curso de formação, iniciado nesta quarta-feira. Entre as disciplinas aplicadas, no total de 36, estão: polícia comunitária interativa, legislação, gerenciamento de crise, direitos humanos na atividade policial, técnicas policiais, armamento, defesa pessoal, tiro policial, entre outras. O treinamento é encerrado com atividade prática de policiamento a pé previsto para julho de 2015.

Fonte e fotos: Site do Governo do Estado.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger